20 MAI 2021
TURISMO DE MONTANHA: NOVO COMTUR E AMBICIOSO PLANO MUNICIPAL EM PAUTA

A indústria do turismo é a que mais gera empregos diretos e indiretos no mundo e tem sido uma saída valiosa para a crise econômica imposta pela crise da pandemia nas cidades de pequeno e médio porte com potenciais turísticos naturais.  Nesse sentido, a nova administração de Wenceslau Braz está tomando as decisões políticas necessárias para a retomada definitiva das atividades turísticas na cidade.

Para tanto, foi providenciado o retorno ao Circuito Turístico (Caminhos da Mantiqueira) regional, e, após aval do legislativo, está sendo providenciada a constituição de um novo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do correlato Fundo Municipal de Turismo (FUNTUR), fundamentais para a aquisição de verbas de incentivo fiscal (ICMS-Turístico) e para a almejada implementação das políticas municipais para o setor.

Após análise das possibilidades potenciais de incremento do parque turístico de WB, vale frisar que as ações passam num primeiro momento por restauro paisagístico dos parques centrais, criação de outros; a construção de decks em mirantes (ponto de entrada do Charco e Campo do Vento); e a construção de uma estátua do Cristo de 8 metros de altura e dois metros de pedestal, no alto do Santo Cruzeiro.

Na rota de competições esportivas regionais e estaduais, a prefeitura, através da secretaria de Esportes e Lazer, está com mapeamento quase completo da situação das quadras esportivas, em particular, a central (Imbel), para  a qual já está praticamente finalizado um projeto de amplo restauro da quadra histórica, que prevê a transformação do imóvel (abandonado há mais de 15 anos) em um ginásio poliesportivo coberto e multiuso.

Nesse contexto, o plano municipal de turismo inclui o asfaltamento da via interna do bairro Quincas (da via principal da igreja até a Escola Estadual M.L. Cunha - com a construção de calçadas e ciclovias); e em trecho contínuo, recapeamento da via de início da ponte da IMBEL até o campo, com reconfiguração paisagística e restauro das casas e jardins da vila militar.