Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
25
25 MAI 2021
ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS MUNICIPAIS
PROCESSANDO ÁUDIO
Em virtude da pandemia, a população pode participar por meio da Audiência Pública virtual que será realizada entre os dias 26 de maio de 2021 a 11 de junho de 2021.

A prefeitura de Wenceslau Braz, através da secretaria de Administração, estará realizando consulta pública virtual para coleta de sugestões de ações para a implantação do Plano Plurianual (PPA), uma Lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo para o período (2022-2025), que atua como um instrumento de planejamento para a elaboração dos programas das diversas áreas de atuação do Governo, por exemplo, saúde, educação, segurança e meio ambiente.

A população pode participar por meio da Audiência Pública (neste ano, excepcionalmente virtual em virtude da pandemia de coronavírus) que será realizada entre os dias 26 de maio de 2021 a 11 de junho de 2021 neste site da Prefeitura. O objetivo é oferecer um espaço para o cidadão discutir e opinar sobre problemas e necessidades do seu dia-a-dia e identificar possíveis soluções para os mesmos.

Nesse sentido, o Governo estabelece as diretrizes políticas e os objetivos estratégicos para orientar a elaboração dos programas. A sociedade participa desse processo apresentando suas preferências de prioridades de políticas públicas.

A relação do PPA com o Plano de Governo do Prefeito eleito se estabelece da seguinte forma: o Plano de Governo é um documento elaborado durante o processo eleitoral. É composto por diretrizes estratégicas e um conjunto de ações que o candidato se compromete em efetivar caso eleito. O PPA, além da diferença temporal de sua concepção, representa o planejamento de médio prazo proposto por uma equipe de governo. Novas forças e conhecimentos se juntam no sentido de elaborar um plano que especifique melhor as diretrizes do Plano de Governo democraticamente eleito.

As secretarias da Fazenda e Contabilidade apresentam a previsão detalhada das receitas orçamentárias para os próximos quatro anos, e a Secretaria de Fazenda e Administração apoia as demais secretarias e departamentos na elaboração de programas que atendam a essas diretrizes, além de analisar se as propostas de programas estão em conformidade com os conceitos e princípios estabelecidos nos regulamentos e normativos do Sistema Orçamentário. Trabalha também na consolidação das propostas de todas as Secretarias, de modo a garantir a articulação dos programas e seu alinhamento às diretrizes políticas e objetivos estratégicos do governo. O Prefeito analisa a proposta consolidada, toma a decisão final sobre programas, recursos e metas e encaminha o projeto de lei do PPA à Câmara Municipal. Os vereadores discutem e propõem emendas ao Projeto de Lei. Por fim, a Câmara Municipal aprova o PPA e o Prefeito publica a lei a ser executada no quadriênio 2022-2025.

O PPA 2022-2025 estará estruturado em programas, que organizam a atuação governamental. Para cada um deles haverá a seleção de um conjunto de indicadores e metas. Essas informações são consolidadas em relatórios de acompanhamento do PPA e também apresentadas no Relatório de Prestação de Contas Anual, posteriormente disponibilizadas no site da Prefeitura Municipal. 

Confira o questionário no link: https://docs.google.com/forms/d/1pPucTifwGC9csm8PIyF-koWtJSW5ky8LKS4CtE84_yE

Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia