27 MAI 2021
ATUALIDADES
CIDADE PASSA A CONTAR COM CAMINHÃO COMPACTADOR DE LIXO E INICIA COLETA SELETIVA
A partir deste mês de junho (terça-feira, dia 1º), Wenceslau Braz ingressa em uma nova Era, de respeito e conservação do meio ambiente: é o início dos trabalhos de coleta seletiva de lixo reciclável.

A partir deste mês de junho (terça-feira, dia 1º), Wenceslau Braz ingressa em uma nova Era, de respeito e conservação do meio ambiente: a prefeitura acaba de lançar através das páginas em suas redes sociais uma campanha educativa de coleta seletiva de lixo, explicando como a população deve separar o chamado lixo seco (reciclável) e as datas em que serão recolhidos nos bairros rurais e centrais.

Os trabalhos de coleta também contarão neste início de segundo semestre com um caminhão compactador de resíduos sólidos (caminhão toco com coletor e compactador de lixo, com capacidade de lixo compactado de 10m³) - que permitirá recolher uma quantidade de metros cúbicos bem superior à que é recolhida atualmente. O caminhão atual carrega duas toneladas de lixo, e o compactador até mais de 7 vezes (15 toneladas). O calendário de coleta semanal nos bairros segue assim: Centro, Quincas e Morro Grande (segundas-feiras); Palmeiras, Vieiras, Nunes, Borginhos, Salão, Bananal, Itererê, Roseta, Serrado, São Bernardo e Borges (terças-feiras); Centro, Quincas, Morro Grande, Santana, Pintos, Ponte de Santo Antônio e Água Limpa (quartas-feiras); Charco, Paiol, Quilombo, Barragem e Imbiruçu (quintas-feiras); Centro, Quincas e Morro Grande (sextas-feiras).

A campanha informativa destaca que é preciso a população estar atenta às datas de coleta em seus respectivos bairros, bem como a maneira de embalar o lixo reciclável e o que não é reciclável: em sacos plásticos ou caixas de papelão. Importante saber sobre cada tipo. Há os recicláveis e os não recicláveis feitos de plástico, papel, vidro e metal.

Os plásticos recicláveis são: copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre, etc), canos e tubos de PVC, tampas e embalagens de produto de limpeza em geral. Os não recicláveis: embalagem metalizada (café e salgadinho), isopor, cabos de panelas, espuma, acrílico.

Os papéis recicláveis são os jornais e revistas, listas telefônicas, papel sulfite/rascunho, papel branco e papelão em geral. Já os não recicláveis são: papéis sanitários (papel higiênico), papéis plastificados, papéis engordurados, etiquetas adesivas, papéis parafinados, papel carbono, guardanapos, bitucas de cigarros, fotografias.

Os vidros recicláveis são os potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, vidros, garrafas. E os não recicláveis: espelhos, boxes temperados, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, pirex, tubos de TV e monitores, para-brisas de carros.

Os metais recicláveis são as tampinhas de garrafas, latas de cervejas e/ou refrigerantes, panelas, torneiras velhas, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmita (limpa), papel alumínio limpo, aerossóis, latas de tintas em geral, antenas parabólicas, fogões, geladeiras.

O calendário de recolhimento de recicláveis traz quatro datas para dois grupos de bairros. Para este mês de junho, são as seguintes: os dias 1º e 15 de junho o caminhão estará passando pelos bairros Charco, Paiol, Quilombo, Barragem, Imbiruçu, Centro, Quincas, Morro Grande e Santana. Nos dias 10 e 24 de junho nos bairros Palmeiras, Vieiras, Nunes, Borginhos, Salão, Bananal, Itererê, Roseta, Serrado, São Bernardo e Borges.  Importante salientar que o lixo que não estiver separado (reciclados e sólidos misturados) não será recolhido.