09 JUN 2021
CASOS DE COVID-19 EM WB PASSAM DE 170; NOVO DECRETO ESTABELECE RESTRIÇÕES
Em 19 dias, intervalo entre os dois últimos boletins da secretaria de Saúde (21 de maio e 8 de junho), o número de casos positivos da gripe letal que assola o mundo passou de 164 para 171.

Em sintonia com as determinações estaduais de prevenção contra a Covid-19, o prefeito de Wenceslau Braz, Edvaldo Bitencourt baixou novo decreto em que estabelece novas determinações de funcionamento comercial, prática esportiva e realização de cultos religiosos. O documento, publicado nesta terça (8 junho), estabelece restrições no momento em que o município chega a 171 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, há 15 meses.

Em 19 dias, intervalo entre os dois últimos boletins da secretaria de Saúde (21 de maio e 8 de junho), o número de casos positivos da gripe letal que assola o mundo passou de 164 para 171, o de casos suspeitos subiu de 10 para 16, e o de pessoas em isolamento domiciliar subiu de 21 para 46 pessoas nesse período. Dos sete novos casos confirmados, cinco permanecem em tratamento.

De acordo com o novo decreto (Nº 2428), os estabelecimentos comerciais podem funcionar das 7h às 19h (com limitação no número de pessoas), sendo permitido após este horário somente o funcionamento de serviços essenciais (farmácias, serviços de saúde, atendimento veterinário, postos de gasolina).

Os serviços de entrega em domicílio podem funcionar até a 1h da madrugada e os cultos e celebrações religiosas presenciais estão proibidos, bem como o uso de espaços de lazer e entretenimento que possam gerar aglomerações (quadras, parques, praças, sinucas, jogos de mesa). O consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos também está proibido.

As medidas atentem às determinações do protocolo sanitário do Plano Minas Consciente, implementado pelo governo do Estado de MG para conter a onda de contaminações e reduzir o número de internações hospitalares provocadas pela epidemia do novo coronavírus, que continuam em níveis acima do tolerável e voltou a subir nas cidades do Sul de Minas.