Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
06
06 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
NOVA GESTÃO COMPLETA SEIS MESES E LISTA ROL DE ATIVIDADES
PROCESSANDO ÁUDIO
Um novo tempo de uma nova cidade: a administração Edvaldo Bitencourt/Domingos Sávio chega aos seis meses de uma gestão pontilhada por muito trabalho em todas as áreas da administração municipal, e contabiliza avanços importantes.
Um novo tempo de uma nova cidade: a administração Edvaldo Bitencourt/Domingos Sávio chega aos seis meses de uma gestão pontilhada por muito trabalho em todas as áreas da administração municipal: os departamentos de Governo, Obras, Indústria, Comércio, Agricultura, Pecuária, Cultura, Turismo, Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer, Administração, Fazenda e Comunicação contabilizam um rol de atividades que projetam dinamismo singular e em total sintonia com as necessidades mais urgentes do município, e em consonância com as promessas feitas durante a campanha eleitoral vitoriosa e há muito esperada pela maioria da população wenceslauense.   
 
As atividades dos departamentos de Administração, Governo e Comunicação marcam uma nova era na gestão municipal, como a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil, a realização de importantes processos licitatórios voltados para todas as áreas, incremento nos links de comunicação com as esferas governamentais do Estado e Federal, bem como a elaboração de peças comunicacionais postadas nas redes sociais oficiais estabelecendo um canal dinâmico com a população no sentido da informação fundamental das atividades de um governo preocupado com o bem estar geral e voltado para melhorias nas estruturas de serviços prestados.
 
A secretaria de Obras e serviços vem desenvolvendo um trabalho incansável no sentido de realizar serviços de manutenção em toda a malha viária do município, em especial na área rural, bem como nos bairros centrais, com a realização de serviços de limpeza, capina, manilhamento entre outras demandas. Vale citar também a contratação de caminhão de lixo com sistema compactador e a implementação da coleta seletiva nos bairros rurais e centrais.
 
O departamento de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária também vem pautado pelo dinamismo de atividades, com iniciativas de apoio ao produtor rural, projetos em curso, campanha histórica de vacinação contra a brucelose, à raiva voltada para cães e gatos, e incentivo aos comerciantes locais através do projeto Divulga Wenceslau através das redes sociais oficiais. A secretaria de Fazenda e finanças também contabiliza iniciativas importantes como a criação do programa de recuperação fiscal (Refis), a ampliação do pagamento do IPTU com aumento do parcelamento, além do incentivo fiscal para abertura de novas empresas na cidade.
 
Na área cultural, além das criações o Conselho Municipal de Cultura e Fundo do Patrimônio Histórico, foram retomadas as aulas de canto coral, e providenciadas o início das aulas de ukulelê a partir de patrocínio de empresa de Itajubá e aquisição de instrumentos por parte da prefeitura. Vale destacar também que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia viral da covid-19, foi realizado com sucesso o concurso musical Canta Wenceslau, totalmente online através da página oficial do departamento de cultura, com premiações em dinheiro proporcionadas por patrocínio de estabelecimentos comerciais da cidade.
 
O departamento de Turismo promoveu a criação do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo, e já sinaliza com importantes iniciativas como a reinserção de Wenceslau Braz no Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira (com destaque para o georeferenciamento do trecho do município no contexto do megaprojeto de cicloturismo envolvendo 14 cidades implementado pelo CTCM), além de projetos de melhorias do parque turístico local, com a construção de decks em mirantes estratégicos, projetos paisagísticos na área central. 
 
Os departamentos de educação e assistência social também acompanham a dinâmica administrativa nestes primeiros seis meses de gestão, seja na distribuição de kits escolares, seja nas atividades preparatórias para a esperada retomada das aulas presenciais. A criação do centro de referência em assistência social (CRAS), com local-sede já estabelecido (na antiga confecção no bairro Quincas) é a pedra de toque da pasta, também pautada por apoio direto aos munícipes mais necessitados, além da criação do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.
 
Na secretaria de Saúde, vale destacar a implementação do atendimento ambulatorial estendido até às 22h, inclusive com médico ginecologista, e atendimento aos finais de semana, além das medidas pontuais de acordo com os protocolos de prevenção à covid-19, como a entrega de kits-covid (duas máscaras e frasco de bolso de álcool em gel). Nesse sentido, foi providenciada também a transferência de local de atendimento, do posto para a recém inaugurada Escola Municipal em caráter provisório, até que seja definido o local da construção de um novo posto de Saúde.  
 
O departamento de esportes e lazer promoveu a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, a criação do Fundo Municipal de Esportes, o retorno das atividades de treinamento de vôlei, futebol de campo, handebol e futsal, e concretizou a reinserção de WB nos torneios regionais de vôlei adaptado, handebol, estabeleceu parcerias para início das aulas gratuitas de muay-thai e lazer (fitdance/Zumba), e inscreveu o município em importantes eventos agendados para o segundo semestre nas modalidades enduro a pé, ultramaratona e mountain bike. Importante citar também os projetos de reformas das quadras do Quincas, e também a construção de uma quadra, playground, academia ao ar livre e área de lazer no bairro Santana, já em processo de elaboração arquitetônica.
 
Nesse sentido, a atual gestão celebra conquistas importantes que projetam um futuro de prosperidades e crescimento social e econômico, tão esperados nas últimas duas décadas em que a idade amargou período de decadência e inapetência administrativas e que, neste alvorecer de 2021, começam a tomar a forma definitiva do progresso e mudanças socioculturais há muito desejadas.
 
“Completamos seis meses de governo, e, antes de mais nada, gostaria de agradecer o empenho de cada um de vocês, neste que é um projeto que não é meu e sim de todos por um propósito em comum. Acredito que passamos por várias situações e acontecimentos que se fizeram únicos e que mostraram que podemos e vamos vencer cada dificuldade e fazer cada vez mais. Muito obrigado a todos pelo caminho percorrido até aqui”, avalia o prefeito Edvaldo Bitencourt.
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia