Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
07
07 JUL 2021
ESPORTES
PROJETO DE CICLOTURISMO: INTEGRANTE DE COMISSÃO REALIZA MAPEAMENTO EM WB
PROCESSANDO ÁUDIO
Projeto de Cicloturismo do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira tem como principal objetivo evidenciar a região como ideal para a prática do cicloturismo, com oferta de infraestrutura de apoio, segurança, hospitalidade e paisagens espetaculares.
As belezas naturais da serra da Mantiqueira dentro do perímetro de Wenceslau Braz acabam de ganhar um mapeamento detalhado para posterior georeferenciamento visando amplo projeto de cicloturismo, em fase final de implementação pelos gestores do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira (CTCM). O representante da comissão à frente do projeto, Ricardo Bustamante - funcionário do setor de turismo da Prefeitura de Pouso Alegre e colaborador no Circuito Turístico - esteve reunido com o prefeito Edvaldo Bitencourt, os secretários Olavo Júnior, o diretor Thiago Henrique, o chefe Marcelo Augusto (Esporte e Lazer) e o secretário Augusto Costa (Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária) na última sexta-feira (2 julho) – foto - ocasião em que percorreu o trecho local do projeto, entre Wenceslau Braz e Piranguçu.
 
Segundo Bustamante, o Projeto de Cicloturismo do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira tem como principal objetivo evidenciar a região como ideal para a prática do cicloturismo, com oferta de infraestrutura de apoio, segurança, hospitalidade e paisagens espetaculares. Com o auxílio de ciclistas locais foram formatadas três trilhas por município, por estradas de terra vicinais, totalizando quarenta e oito trilhas na região, com objetivos de estimular a pratica do ciclismo. “Esperamos que este produto atraia ciclistas que poderão através de Condutores Turísticos Locais, conhecer outras inúmeras trilhas de ciclismo disponíveis na região da Mantiqueira, de acordo com suas expectativas. Procuramos assim promover a Cadeia Produtiva do Turismo, oportunizando parcerias e o desenvolvimento desta atividade na região do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira”, analisa.
 
O trecho relativo a Wenceslau Braz, cerca de 30 km de extensão, com ligação com cidade de Piranguçu passa por bairros rurais, entre eles o alto do Charco, onde, a uma altitude de 1.743 metros está o Campo do Vento, mirante e um dos maiores atrativos do percurso. Partindo de Wenceslau Braz, o turista passa por Piranguçu, Brazópolis, Piranguinho, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita, Espírito Santo do Dourado, Pouso Alegre, São João da Mata, Silvianópolis, Conceição das Pedras, Pedralva, Maria da Fé, Cristina, Virgínia, Marmelópolis e Delfim Moreira, fechando o ciclo novamente em Wenceslau Braz. O trecho Wenceslau-Piranguçu tem a extensão de 30,1 km e graus de dificuldade fácil, de 16,3 km, média, de 18,4 km, e difícil, de 37,2. Os detalhes técnicos de montagem do projeto já estão em fase final de elaboração.  
 
Contando com o apoio das prefeituras municipais no apoio logístico (carro e motorista), os respectivos trechos entre elas foram demarcados e georeferenciados com informações sobre pontos de apoio (pesqueiros, pousadas, minas d’água, atrativos naturais, mirantes), demarcações de quilometragem, comércio de alimentos. As informações serão tabuladas e estarão disponíveis ao cicloturista através de um passaporte eletrônico, bem como poderão ser acessadas via celular. O projeto, cujo embrião nasceu com a criação de três trilhas em cada uma das 13 cidades que integravam o CTCM em 2018, quando totalmente disponível, estará entre os maiores circuitos do gênero do Brasil, com enormes potenciais turísticos de captação de recursos provenientes do fluxo de passagem e hospedagens dos visitantes ao longo do circuito.
 
Três dos quatro municípios mineiros que possuem 100% do território pertencente à APA Serra da Mantiqueira fazem parte do CTCM: Marmelópolis, Delfim Moreira e Wenceslau Braz possuem todo o território dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM), que ao todo possui área total de 437.192,11 hectares e abrange 27 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Vale lembrar, que uma vez totalmente instalado, o circuito também poderá ser percorrido a pé, de moto, cavalo, caracterizando um roteiro de trilhas o qual, segundo análise dos organizadores, tende a receber o nome de Rota Caminhos da Mantiqueira.
 
 
 
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia