10 AGO 2021
AGROPECUÁRIA
PRODUTORES RURAIS RECEBEM APOIO PONTUAL E PROJETAM NOVOS TEMPOS NO CAMPO
Investimentos em maquinário, equipamentos e implementos, apoio direto ao produtor: uma secretaria revitalizada e dinâmica inaugura novos tempo s de prosperidade.
Celeiro produtor na região sudeste, Minas Gerais segue na ponta de lança da produção agrícola em várias frentes. Em tempos difíceis de pandemia, estiagens, chuvas intensas e, nas últimas semanas deste inverno, os desafios têm sido cada vez maiores, e os produtores têm necessitado do apoio pontual e fundamental dos governantes na esfera federal, estadual e municipal.

Em Wenceslau Braz, município onde historicamente a pecuária leiteira sempre foi o carro-chefe, a nova gestão municipal do prefeito Edvaldo Bitencourt, antenada e comprometida com o progresso agropecuário do município, não tem medido esforços no sentido de dar apoio, incremento e incentivo aos produtores wenceslauenses, através de uma secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária revitalizada, atuante e chefiada pelo secretário Augusto Costa.

"A prefeitura dessa nova gestão investiu nestes primeiros meses de mandato e vai investir ainda mais. Por isso, pedimos aos produtores que aumentem as atividades de plantio, cresçam, pois agora temos equipamentos, maquinário e mão de obra pra poder dar esse apoio fundamental ao produtor", analisa o secretário Costa.

Nos últimos meses, a nova gestão investiu na aquisição de uma ensiladeira Pinheiro Max 10, um arado de 4 discos, uma carreta basculante de 5 toneladas, e abriu cotação para adquirir (mais uma) grade niveladora de 28 discos, uma picadeira estacionária e mais um Trator.  Assim, repaginou a agenda de apoio ao produtor rural, em especial na realização de preparação do solo para silagem e plantio de culturas com valor de mercado.

Nesse sentido,  a secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária (SICAP) tem realizado ações pontuais de apoio ao produtor. Como  na manhã desta segunda-feira (09 de agosto), quando da etapa final de preparação de solo para plantio com a gradagem do terreno para o cultivo de tomate (bairro Imbiruçu), e, através da patrulha mecanizada do programa Avanço Rural, a fase final de preparação do solo para o cultivo de batata no bairro Bananal.

Outro ponto importantíssimo:  Devido às frentes frias intensas das últimas semanas, que ocasionaram perdas significativas de pastagem,  também nesta segunda (9), a equipe da prefeitura realizou a preparação de silagem de cana e capim (bairro do Salão), uma alternativa fundamental à nutrição do rebanho.