24 AGO 2021
PROGRAMA DE ENSINO TÉCNICO EM MG OFERECE MAIS DE 50 CURSOS GRATUITOS
Programa ‘Trilhas de Futuro’ é voltado para os alunos do ensino médio das redes pública ou privada de Minas Gerais; prazo para inscrição vai até o dia 30 de agosto.
O programa Trilhas de Futuro é a oportunidade ideal para agregar conhecimento num momento de restrição no mercado de trabalho e garantir formação profissional. Assim, o governo de Minas em parceria com o SENAI irá ofertar diversos cursos técnicos gratuitos para alunos do ensino médio da rede pública ou privada. São quarenta mil vagas, divididas em mais de 50 tipos de cursos, que serão ministrados presencialmente, e o aluno receberá uma ajuda de custo para transporte e alimentação.  As inscrições devem ser feitas entre 20 e 30 de agosto.

A lista dos cursos técnicos é bastante abrangente e voltada para alunos de ambos os sexos. São cursos em: Açúcar e Álcool, Agricultura, Agrimensura, Agronegócio, Agropecuária, Alimentos, Análises Clínicas, Automação Industrial, Biotecnologia, Calçados, Conservação e Restauro, Controle Ambiental, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Calçados, Design de Interiores, Design de Móveis, Design Gráfico, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estética, Eventos, Farmácia, Finanças, Fundição, Gastronomia, Gerência em Saúde, Informática, Manutenção de Máquinas Industriais, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção Automotiva, Marketing, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Metalurgia, Mineração, Modelagem do Vestuário, Móveis, Nutrição e Dietética, Podologia, Produção de Moda, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Prótese Dentária, Qualidade, Química, Radiologia, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Sistemas de Energia Renovável, Soldagem e Vestuário.

Podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do Projeto Trilhas de Futuro:
I - Estudante regularmente matriculado no 2º e 3º anos do ensino médio;
II - Estudante regularmente matriculado em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio;
III - Jovens que concluíram o ensino médio. IMPORTANTE: Os estudantes que estão cursando o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou algum curso profissional ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) não poderão se inscrever para o Projeto Trilhas de Futuro.

Durante o período de inscrição, o candidato que não tiver acesso aos recursos digitais poderá procurar uma escola estadual do seu município para realizar o cadastro. É sempre importante lembrar que serão adotadas todas as estratégias de segurança sanitárias estabelecidas pela SEE/MG em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19, como uso de máscara e distanciamento social. A inscrição é isenta de pagamento de quaisquer taxas ou mensalidades.

O encaminhamento para a matrícula dos candidatos/estudantes inscritos no Projeto será realizado de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e no endereço e cursos prioritários indicados pelos candidatos/ estudantes, sempre respeitando a seguinte ordem de prioridade.

Os interessados devem acessar o link abaixo:

www.trilhasdefuturo.mg.gov.br