13 SET 2021
ATUALIDADES
CONSELHOS MUNICIPAIS DE ESPORTE, TURISMO E CULTURA REALIZAM REUNIÕES E TRAÇAM DIRETRIZES
Prefeito Edvaldo Bitencourt participou das três reuniões, ao lado da esposa e primeira-Dama, Ana Cláudia, secretários, diretores, chefes de departamentos, parlamentares municipais e convidados da sociedade civil.
Em reuniões inaugurais ao longo desta quinta-feira (9 set), integrantes dos recém instaurados por Lei Conselhos Municipais de Esporte, Turismo e Cultura de Wenceslau Braz estiveram reunidos para traçar metas e projetos, alinhar diretrizes com o Executivo Municipal e já apontar as formações de presidências, vices, secretariados e respectivas suplências. O prefeito Edvaldo Bitencourt participou das três reuniões, ao lado da esposa e primeira-dama, Ana Cláudia, secretários, diretores e chefes de departamentos, além de parlamentares municipais e convidados da sociedade civil.

A agenda de reuniões foi aberta pela manhã, com integrantes, secretários e membros indicados ao Conselho Municipal de Esporte, setor que atrai o interesse da população da cidade, historicamente ligada aos esportes de quadra. Diante de um momento de retomada gradativa das competições esportivas em âmbito local, regional e estadual, a secretaria de Esporte e Lazer vem trabalhando na promoção da prática esportiva e reinserção do município no circuito de competições em Minas Gerais, o que foi apresentado durante a reunião.

As reuniões dos Conselhos de Turismo e de Cultura trouxeram pontos chave para a implementação das políticas municipais. Na do de Turismo, com a participação dos gestores do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, Eduardo e Mariana, foram discutidas ações necessárias e sugestões para iniciar um projeto de gestão turística em Wenceslau Braz, o que nunca foi feito em gestões passadas,  e que precisa ser construído a partir de uma chamada estaca zero, em etapas que incluem desde a votação de um regimento interno e membros da diretoria, como um trabalho de conscientização da população quanto à importância econômica e de possibilidades que o setor turístico oferece. Um mapeamento minucioso das pousadas, pontos naturais e de definição de imagens icônicas da cidade entraram em pauta  bem como a escolha dos membros de diretoria, agendados para o próximo encontro, no dia 28 de setembro.

Em sequência, membros e convidados participaram da primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura, quando foram definidos em votação aberta os membros da diretoria (Presidente, vice, secretária e suplentes) e discutidos aspectos culturais importantes e a serem colocados em prática através de planos e políticas municipais, como um incentivo a eventos nos quais sejam apresentados cardápio de comidas típicas, por exemplo. Outro ponto:  a obtenção de cotas de patrocínios empresarias voltadas para estes eventos, garantidos com a constituição oficial dos conselhos municipais, o que aparece estabelecido nas leis aprovadas pelo Legislativo e sancionadas pelo prefeito Edvaldo Bitencourt.