17 SET 2021
ATUALIDADES
SICAP FIRMA PARCERIA COM FEPI PARA 1º TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL
Evento agendado para novembro terá novidades: em cerimônia de premiação estão sendo analisados shows com música de raiz, bancas de artesanato, comidas típicas e palestras.
Os wenceslauenses certamente já estão com saudades do tradicional Torneio Leiteiro, mas as limitações impostas pela pandemia vêm adiando uma nova edição do evento com mais de três décadas de história. Contudo, a Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária (SICAP), a partir de ideia original do secretário Augusto Costa, vem trabalhando forte na elaboração de uma versão reformulada e diferente da original, não só pra não passar em branco por mais um ano, como para contemplar público e criadores. E a realização do 1º Torneio Leiteiro de Curral da SICAP vem ganhando contornos nítidos e tendo uma boa aceitação juntos aos pecuaristas do município.

Mais um passo importante foi dado na noite desta quinta-feira (16 set). O secretário da pasta, Augusto Costa e o superintendente de inspeção animal, Felipe Toledo, estiveram reunidos na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Aécio Raymundy e o professor Leonardo Reno responsável pelo departamento de extensão rural daquela instituição - para tratar exatamente de uma parceria na organização do torneio, passo importante que dará um respaldo fundamental para o sucesso do evento.

“Ao contrário do tradicional, nesse, nós iremos até o produtor com a vantagem da possibilidade de ampliação do número de participantes, sem se preocupar com a logística de transporte do gado. Nós, da SICAP, indo até o produtor, acompanhando de perto, podemos vivenciar o dia a dia desse produtor, identificar as suas necessidades, com o objetivo principal de fomentar a produção de leite no município, com a troca de experiência, melhoramento de pastagens e culturas, apresentação de novas práticas, falar muito sobre melhoramento genético com o apoio da Emater, com a parceria da grande instituição de ensino de Itajubá, a FEPI, dando todas as orientações técnicas; e ainda os estudantes de veterinária, que poderão acompanhar este evento organizado de forma itinerante”, explica o secretário Augusto Costa.

Além do apoio técnico durante os dias de evento, a instituição de ensino de Itajubá também pretende trazer uma contribuição valiosa para o desenvolvimento da agricultura e pecuária de Wenceslau Braz, que nestes primeiros meses da nova gestão, vem recebendo investimentos, incentivos e apoio da prefeitura nesse sentido.