Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
01
01 OUT 2021
TURISMO
ASSEMBLEIA DO CTCM EM SILVIANÓPOLIS: MÚSICA, TRADIÇÃO RELIGIOSA E HISTÓRIA EM SINTONIA COM O TURISMO
PROCESSANDO ÁUDIO
Prédio histórico da cidade sediou reunião do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira na manhã de quinta, 30 de setembro com representantes de dez cidades associadas.
O cantor e compositor da cidade Junior Faria deu o tom cultural, abrindo com a clássica canção "Tocando em Frente”, de Almir Sater, e apresentou mais duas canções de sua lavra na abertura da assembleia mensal do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, no prédio histórico do Salão da Providência, na região central da simpática e acolhedora cidade de Silvianópolis, realizada na manhã desta quinta-feira (30 setembro).
 
O prefeito de Silvianópolis, Homero Brasil Filho, deu as boas vindas aos visitantes, recebidos pela diretora de Turismo da cidade, Elaine Carvalho, em delicioso café da manhã com quitutes e produtos típicos locais: representantes do setor de Turismo das cidades de Wenceslau Braz, Brazópolis, Cristina, Itajubá, Pedralva, Pouso Alegre, Marmelópolis, Conceição das Pedras, Espírito Santo do Dourado e Santa Rita do Sapucaí, bem como da Câmara Legislativa local, jornalistas e historiadores. Brasil Filho destacou a importância do turismo e cultura como geradores de renda nesse contexto de início de mandato em Silvianópolis, que tem esse nome desde 1911, em homenagem ao político da República Velha, Silviano Brandão.  
 
Música, tradição religiosa e história foram os destaques da assembleia em Silvianópolis, onde há um centro de memórias e tradições folclóricas, abordado em folder distribuído ao final do evento, sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário. A relação histórica remonta à irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1780 na cidade quando da transferência da paróquia de Sant’Ana, de Guaratinguetá-SP para a então Sant’Ana do Sapucaí.    
 
O Legislativo local já trabalha, inclusive, em projeto do Executivo, com o apoio da população, para rebatizar a cidade com seu nome de origem, Santana do Sapucaí.  “O arraial de Santana do Sapucaí surgiu com a exploração de jazida às margens do rio Sapucaí, em meados do século XVIII, tendo sido a expedição de Francisco Martins Lustosa quem desbravou a região neste período do século XVIII”, explicou o prefeito Brasil Filho.
 
Na pauta da assembleia, conduzida pelo gestor Eduardo Lanza, foram apresentados relatórios de gestão, financeiro, e da Assessoria de Comunicação, e comunicado aos presentes o local da nova sede do CTCM em Itajubá.  Os trabalhos de análise do artesanato regional  visando expo nacional e os andamentos do inivador projeto de cicloturismo amparado em sistema de georeferenciamento digital, englobando as 16 cidades do Circuito, também foram abordados com sucesso.  

(fotos: Prefeitura Municipal de Silvianópolis)
 
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia