26 FEV 2021
TURISMO
DE VOLTA AO CIRCUITO CAMINHOS DA MANTIQUEIRA, CIDADE PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA EM SANTA RITA
Representantes de várias cidades marcaram presença
Após alguns anos de fora do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, a cidade de Wenceslau Braz voltou a integrar o conjunto de cidades da região associadas à entidade, e participou na manhã desta quinta-feira (25 fev) da 2ª Assembleia Ordinária do CTCM.

Após alguns anos de fora do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, a cidade de Wenceslau Braz voltou a integrar o conjunto de cidades da região associadas à entidade e participou na manhã desta quinta-feira (25 fev) da 2ª Assembleia Ordinária do CTCM.

O evento, realizado no Auditório da Incubadora Municipal, em Santa Rita do Sapucaí e aberto pelo prefeito da cidade, Wander Chaves, contou com representantes do 3º Setor, empresários, secretários, gestores das cidades de Pedralva, Itajubá, Piranguçu, Brazópolis, Conceição das Pedras, Marmelópolis, Maria da Fé, Silvianópolis, Cristina, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Delfim Moreira e Wenceslau Braz, representada pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Olavo Júnior, e pelo chefe de Cultura e Turismo José Mauro Moreira.

Durante a assembléia, encerrada por seu presidente João Goulart após mais de três horas de duração, foram discutidos e apresentados os seguintes temas: Relatório de Gestão; Relatório Financeiro; Relatório da Assessoria de Comunicação; Edital de convocação da Eleição da nova Diretoria do CTCM; ICMS Turismo; Roteirização e Cicloturismo.

Os circuitos turísticos são instâncias de governança regional, instituídos pela Secretaria de Estado de Turismo do Governo de Minas Gerais, que reúnem municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais, ambientais e econômicas que se associam para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável.

Nesse sentido, a entidade visa estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego, renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas, através de um levantamento dos inventários turísticos, orientação da formatação de produtos, capacitação dos profissionais que atuam no setor através de diagnósticos setoriais, oficinas, consultorias empresariais e missões técnicas, visando incentivar a criação de atividades e eventos que contribuam para o aumento do fluxo turístico e do tempo de permanência do visitante nos municípios integrantes.

No site oficial do CTCM (www.caminhosdamantiqueira.tur.br) há informações específicas do Circuito fundado em 13 de dezembro de 2001 com o nome de Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. Em 2006. o CTCM recebeu o Certificado de Reconhecimento, como apto a participar da Política de Desenvolvimento do Turismo do Governo de Minas Gerais, e fomentar o profissionalismo do turismo regional (com localização estratégica, próxima aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com recursos naturais e patrimônio cultural e artístico valiosos).