04 MAR 2021
ATUALIDADES
COORDENADORA REGIONAL DE BEM-ESTAR SOCIAL DA EMATER PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITO E NOVO SECRETÁRIO
A convite do extencionista agropecuário da Emater em Wenceslau Braz, Ronaldo Moreira, a coordenadora regional (Pouso Alegre) de Bem Estar Social, Aline Oliveira, esteve na cidade participando de reunião com o prefeito Edvaldo Bitencourt, o recém-nomeado Secretário de Indúsrria, Comércio e Agropecuária, Augusto Costa.

Na manhã desta quinta-feira (4 mar), a convite do extencionista agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) em Wenceslau Braz, Ronaldo Moreira, a coordenadora regional (Pouso Alegre) de Bem Estar Social da EMATER, Aline Oliveira, esteve na cidade participando de reunião com o prefeito Edvaldo Bitencourt, o recém-nomeado Secretário de Indúsrria, Comércio e Agropecuária, Augusto Costa, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Olavo Júnior, e o chefe de Turismo e jornalista José Mauro Moreira. Em pauta, um leque de assuntos e futuros projetos voltados ao produtor rural, artesanato, gastronomia, doceria, turismo, cultura, eventos, entre outros.

Durante o encontro, ficou estabelecida a necessidade da realização de um mapeamento da produção artesanal na cidade, no sentido de estabelecer uma identidade de produto com características de identificação visual de Wenceslau Braz, através, por exemplo, da eventual realização de um concurso de desenho com enfoque em pontos paisagisticos, edificações, formações rochosas no município.

Quanto ao setor de produção rural, este mapeamento visará identificar e incentivar a produção  de culturas específicas (hortifrutis) em nível familiar, através da futura distribuição de sementes com a parceria da Emater, tendo como objetivo a comercialização em cidades vizinhas e numa feira local, assim que houver volume de mercadoria.

Outro assunto citado foi a proposta de criar um evento voltado ao pinhão, semente legitimamente brasileira que se tornou uma das melhores companhias na temporada mais fria do ano. Apreciado no Sul e Sudeste do país, ele ostenta uma mistura de ingredientes que, além de aquecer o estômago, traz muitos benefícios para o nosso corpo na forma de carboidrato, fibras, minerais e os celebrados compostos fenólicos, defensores das nossas células. Tudo isso, levando em conta a abundância da semente nas montanhas de Wenceslau Braz, projeta a possibilidade da realização de uma primeira edição de uma Festa do Pinhão.

Na foto, no gabinete do prefeito, em sentido horário: Olavo Júnior, Aline Oliveira, Ronaldo Moreira, o prefeito Bitencourt e o novo secretário Augusto Costa (canto inferior direito).