31 MAR 2021
ESPORTES
REUNIÃO FORMALIZA INCLUSÃO DE WENCESLAU BRAZ EM CIRCUITO REGIONAL DE ENDURO A PÉ
Da esq.p/dir.: Mateus Pereira, Thiago Henrique, Olavo Júnior e Nelson Machado
Boa notícia para o esporte e o turismo em Wenceslau Braz. Na manhã desta quarta-feira (31 março) uma reunião com organizadores formalizou a inclusão da cidade no Circuito de Enduro a Pé Caminhos da Mantiqueira.

Boa notícia para o esporte e o turismo em Wenceslau Braz. Na manhã desta quarta-feira (31 março) uma reunião na Prefeitura entre os organizadores do Circuito de Enduro a Pé Caminhos da Mantiqueira, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Olavo Júnior, o diretor de Esportes e Lazer, Thiago Henrique e o chefe do depto. de Turismo, José Mauro Moreira, e formalizaram a inclusão de Wenceslau Braz no referido circuito composto por seis cidades, Itajubá, Brazópolis, Piranguçú, Piranguinho, Cristina e Maria da Fé.

Segundo os organizadores, Nelson Machado, de Brazópolis, e o wenceslauense Mateus Pereira, na expectativa da melhora do quadro pandêmico e a diminuição das restrições protocolares, as etapas devem ter início em maio, com Wenceslau Braz sediando a última etapa do calendário, provavelmente no último bimestre do ano, com largada e chegada de tenda localizada em frente à prefeitura, e cerimônia de premiação (troféus e medalhas estilizadas) em palco no mesmo local. Abertas as inscrições (com valor ainda a ser definido), são esperadas, em média, a formação de cerca de 50 equipes por etapa, com (seis) integrantes maiores de 12 anos cada uma.

A modalidade esportiva floresceu na região em 2002 em Brazópolis, com um projeto piloto dentro do circuito mineiro de trakking, e nos anos seguintes foi sendo formatado até assumir a configuração atual, com etapas municipais em datas distintas, dentro de um calendário intercalado por dois meses, e que integra a lista de eventos oficiais do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira (CTCM). Consiste em caminhadas de regularidade e cronometragem valendo pontos, atreladas a uma planilha de percurso com detalhes técnicos e indicativos de distância. Hoje, o enduro mineiro é o segundo circuito mais importante do Brasil, em número de equipes (de seis integrantes) e provas, atrás apenas do circuito paulista.

Na última vez em que WBraz participou do circuito foi na virada de 2009-2010 (...), ocasião em que Mateus Pereira procurou apoio dos gestores municipais à época para a confecção de camisetas e a fabricação de troféus, e não obteve ajuda nesse sentido, tendo inclusive colocado a quantia de R$ 2 mil do próprio bolso para tanto. Na ocasião, os competidores percorreram o seguinte trajeto com largada e chegada em frente à prefeitura: estrada dos canos, represas, pedreira, bairros do Charco e Imbiruçú, Torre de Furnas e Pedra de Frade.

Importante destacar também o aspecto sócio ambiental do evento, em que são distribuídas mudas de árvores nativas (em parceria com ONG de Brazópolis) para plantio ao longo dos percursos de cada cidade, bem como a arrecadação de alimentos não perecíveis para distribuição a entidades assistenciais.