08 ABR 2021
ESPORTES
VOLEIBOL ADAPTADO: POR ATLETAS DA ‘MELHOR IDADE’, WB FIRMA PARCERIA COM CBVA

Em prol dos atletas acima de 60 anos, a Secretaria de Esporte e Lazer de Wenceslau Braz acaba de confirmar o interesse em uma parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) para implantação da modalidade no município, com treinos iniciais após liberação oficial por parte das autoridades de Saúde. “O próximo passo será um levantamento do número de atletas interessados com idades superiores a 60 anos, para dar início aos treinos”, complementa Olavo Júnior.

A modalidade, totalmente indicada para pessoas acima de 60 anos que necessitam fazer exercícios físicos, surgiu pela primeira vez em 1998 fazendo parte dos Jogos Regionais do Idoso em São Paulo. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Olavo Júnior, a ideia de trazer a modalidade para a cidade, surgiu após contato eletrônico com Fabio Lopes, de Monte Santo de Minas, um dos responsáveis pelo vôlei adaptado em MG e representante da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado, presidida por Lucas Dimarco.

O jogo é parecido com o vôlei tradicional, com mudanças como a proibição de saltar para passar a bola para o time adversário; o saque pode ser arremessado por baixo e no caso do jogo feminino, pode ser efetuado a um metro dentro da quadra. A maioria dos jogos segue as normas especificadas do regulamento dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), competição referência para a terceira idade no Estado de São Paulo.

O Voleibol adaptado melhora de modo significativo a autoestima das pessoas da terceira idade, assim como sua estrutura corporal, proporcionando-lhes manutenção e melhoria em suas capacidades físicas com o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, fisiológico e social dos jogadores. Adaptado para que ser jogado de uma forma segura e prazerosa, com movimentos simples originados do vôlei tradicional, o vôlei adaptado é uma modalidade que tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com mais de 60 anos e contribui para a melhora da flexibilidade, agilidade e coordenação motora.