13 ABR 2021
MÚSICA: DIVISÃO DE CULTURA OFERECE CURSO GRATUITO DE UKULELE
A prefeitura de Wenceslau Braz, através da Divisão de Cultura está oferecendo curso do instrumento voltado para crianças e pré-adolescentes.

Você já deve ter ouvido ou visto alguém tocar aquela espécie de violão em miniatura, de som agudo e agradável, de nome ukulele (foto). Pois a prefeitura de Wenceslau Braz, através da Divisão de Cultura está oferecendo um curso do instrumento, a ser ministrado pelo chefe da divisão de cultura, José Galdino do Nascimento Júnior, mais conhecido por Juninho. Os interessados (pais ou responsáveis) devem entrar em contato pelo telefone 3626-1122.

Será formada inicialmente uma turma de cinco alunos com idades entre 8 e 11 anos, pois há cinco instrumentos disponíveis para utilização dos alunos, adquiridos através de patrocínio (em valor aproximado de R$ 750) conseguido por Juninho junto à empresa Humana Serviços Médicos Ltda (Itajubá), o que possibilitou a aquisição dos instrumentos. O critério de seleção dos alunos será feito a partir de cadastro na divisão de assistência social de acordo com programa de renda mínima.

O ideal pensado, segundo professor Juninho, seria de cinco turmas de três alunos cada. Uma possibilidade para abertura de mais vagas  seria a de o pai ou responsável adquirir o instrumento para o filho (a). Durante as aulas, presenciais, em local a ser definido - (assim que for possível), e em casa, para estudos e práticas complementares.

Este número de alunos interessados pode aumentar assim que a prefeitura efetivar a aquisição de mais instrumentos (cinco, com cordas de nylon. Inclusos: afinador, capa, 3 palhetas e 4 cordas de nylon.). O processo licitatório já foi iniciado (modalidade pregão eletrônico – exclusiva para microempresas, de pequeno porte, EPP e microempreendedores individuais. A escolha e revelação do nome da empresa fornecedora, já foi marcado, conforme edital no site oficial da prefeitura https://www.wenceslaubraz.mg.gov.br/portal/editais/0/1/232 - para o dia 17 de abril. As aulas devem iniciar assim que a fase do protocolo de contra a covid-19 permitir, provavelmente na primeira semana de junho.

Ukulelê: Instrumento de origem havaiana, com raízes na cultura indígena daquela parte do continente Americano. Com som agudo característico, composto de quatro cordas e formato de um violão em miniatura, é perfeito para o aprendizado de crianças. Inspirado por instrumentos portugueses (Machete, Braguinha, Cavaquinho) possui cordas beliscadas, geralmente feitas de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros.