16 ABR 2021
AGROPECUÁRIA
SECRETARIA ATUANTE APRESENTA PROJETOS PROMISSORES PARA AGROPECUÁRIA DE WB

A recém reformulada secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária vem sendo um alento ao pequeno produtor rural de Wenceslau Braz nesta nova administração sob o comando do prefeito Edvaldo Bitencourt. A pasta, comandada pelo secretário Augusto Costa pôs em prática um rol de realizações importantes para o cotidiano do município.

Na esteira dos cem primeiros dias de mandato da nova gestão, Costa assumiu o cargo no último dia 4 de março, e nestes pouco mais de 30 dias de trabalho, a lista de atividades e projetos iniciados dá uma dimensão promissora para o setor agropecuário, em particular, a julgar pela lista de mais de uma dezena de itens especialmente selecionados pelo secretário para esta reportagem.

O que chama a atenção e gera indagações é: como um município com perfil agropecuário como WB ficou, a julgar pelo panorama deficiente encontrado pela nova gestão, sem uma secretaria plenamente atuante, e tão fundamental para a economia local. Assim, num primeiro momento, a secretaria reformulada pela atual gestão promoveu um cadastramento dos produtores rurais, até porque não havia nada nesse sentido nos arquivos deixados pelas gestões passadas, e deu início a um processo de ampliação da assistência técnica aos produtores rurais através da valiosa (mas pouco explorada até então) parceria com a representação local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG).

Nesse sentido foi dado início a um processo de criação de programas de apoio ao produtor rural: programa avanço rural (com disponibilidade de maquinário da prefeitura para os produtores); implementação agrícola para atendimento direto (cortadeira de forragens pinheiro max-10); programa de incentivo à instalação de micro e pequenas empresas para geração de emprego e renda, e elaboração de um projeto de apoio ao pequeno e médio empreendedor da cidade.

Noutros aspectos, foi implementado um aumento dos recursos da frota dedicada ao atendimento para o setor agrícola; serviços de melhora da estrutura de estradas e caminhos de acesso aos locais de plantio; apoio para produção de silagem destinada à nutrição do rebanho bovino; preparação de solos para plantios de culturas; negociações para parcerias visando desenvolvimento rural, e com instituições de ensino pra atuação de aprendizado no município.

Obras e Serviços Urbanos
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021