16 ABR 2021
PROJETO ‘ROTA CAMINHOS DA MANTIQUEIRA’ INTEGRA CIDADES EM AMPLO TRAÇADO DE CICLOTURISMO

O turismo regional acaba de ganhar um projeto de fôlego, ora em curso de implantação: uma comissão formada pelo Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira já trabalha nos detalhes técnicos de montagem do projeto de cicloturismo incluindo todas as 16 cidades associadas ao CTCM: Itajubá, Pouso Alegre, Maria da Fé, Piranguinho, Delfim Moreira, Brazópólis, Piranguçu, Cristina, Virgínia, Santa Rita do Sapucaí, Silvianópolis, Marmelópolis, Pedralva, Conceição das Pedras, Espírito Santo do Dourado e Wenceslau Braz.

Contando com o apoio das prefeituras municipais no apoio logístico (carro e motorista), os respectivos trechos entre elas serão demarcados e georeferenciados com informações sobre pontos de apoio (pesqueiros, pousadas, minas d’água, atrativos naturais, mirantes), demarcações de quilometragem, comércio de alimentos.

Quando concluído este trabalho, as informações serão tabuladas e estarão disponíveis ao cicloturista através de um passaporte eletrônico, bem como poderão ser acessadas via celular. O projeto, cujo embrião nasceu com a criação de três trilhas em cada uma das 13 cidades que integravam o CTCM em 2018, quando totalmente disponível, estará entre os maiores circuitos do gênero do Brasil, com enormes potenciais turísticos de captação de recursos provenientes do fluxo de passagem e hospedagens dos visitantes ao longo do circuito.

O trecho relativo a Wenceslau Braz, de 31 km de extensão, faz ligação com cidade a Piranguçu passando por bairros rurais, entre eles o alto do Charco, onde, a uma altitude de 1.743 metros está o Campo do Vento, mirante e um dos maiores atrativos do percurso. Partindo de Wenceslau Braz, o turista passa por Piranguçu, Brazópolis, Piranguinho, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita, Espírito Santo do Dourado, Pouso Alegre, São João da Mata, Silvianópolis, Conceição das Pedras, Pedralva, Maria da Fé, Cristina, Virgínia, Marmelópolis e Delfim Moreira, fechando o ciclo novamente em Wenceslau Braz.

Vale lembrar, que uma vez totalmente instalado, o circuito também poderá ser percorrido a pé, de moto, cavalo, caracterizando um roteiro de trilhas o qual, segundo análise dos organizadores, tende a receber o nome de Rota Caminhos da Mantiqueira.

Três dos quatro municípios mineiros que possuem 100% do território pertencente à APA Serra da Mantiqueira fazem parte do CTCM: Marmelópolis, Delfim Moreira e Wenceslau Braz possuem todo o território dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM), que ao todo possui área total de 437.192,11 hectares e abrange 27 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.