08 AGO 2023
ATUALIDADES
PARQUE MUNICIPAL RECEBE NOME DE WENCESLAUENSE ILUSTRE
Placa com o nome do Sr. Amaury de Oliveira foi apresentada pelo prefeito Edvaldo durante abertura do Torneio Leiteiro 2023.
O prefeito Edvaldo Bitencourt enviou o projeto à Câmara e imediatamente foi aprovado e virou Lei, nº 836/2023: agora, o festejado parque municipal de Wenceslau Braz tem oficialmente o nome de Amaury de Oliveira (1929-2022), cidadão wenceslauense ilustre pela trajetória de mais de sete décadas de vida dedicadas aos feitos sociais nas áreas de segurança pública, esporte, cultura, comércio, educação e política da cidade.

A placa oficial foi apresentada ao público em cerimônia na abertura do Torneio Leiteiro 2023 (dom/ dia 6) com a presença do prefeito Edvaldo Bitencourt e esposa Ana Cláudia, do vice Domingos Sávio, de vereadores, da viúva Eunice Cândido, os filhos Vilmar e Valmir e as filhas Vânia e Vilma (fotos: OTREM Comunicação).

Em 1948 chegou a Bicas do Meio para trabalhar na REPI (setor de Lanternagem), ao lado do irmão José Dias de Oliveira) e como motorista de oficiais. Vale destacar o papel histórico do pai, Sr. Marcolino, que veio da Queluz natal para trabalhar na locação da estrada Itajubá-Lorena e no mapeamento e nivelamento do terreno em que foi construída a barragem hidrelétrica em 1922, obra foi concluída em 1932.

Filho caçula (de oito) do topógrafo Marcolino Dias de Oliveira e da pioneira professora Thereza Dias de Oliveira, Amaury de Oliveira teve atuação destacada ao longo das mais de 7 décadas que viveu em e para Wenceslau Braz, como funcionário da IMBEL, como delegado por 15 anos, além de um entusiasta dos esportes, com destaque para o futebol. Idealizou ao lado do ex-vereador e prefeito João Rodrigues e do saudoso Coronel Meneses o campo de futebol e atual estádio municipal da cidade.

Em 1985 o sr. Amaury aposentou-se da REPI e mudou-se com a família e filhos para a casa que construiu no sítio situado no bairro Quincas (atualmente Centro de Apoio Pedagógico) e, na área ao lado (hoje Parque Municipal) montou a extinta fecularia Vale do Sol, na qual trabalhou ao lado dos filhos por vários anos. Três meses antes de seu falecimento, em setembro de 2022, em cerimônia especial no 4º BEC de Itajubá, recebeu das mãos do coronel Mário Cabral a medalha de Honra ao Mérito por ter servido com louvor o Exército em 1947 naquela cidade, e pelos serviços prestados como delegado de polícia em Wenceslau Braz.

“Como papai era uma pessoa dotada de sentimentos bons, espírito empreendedor e visionário, sempre ficava pensando no que deixaria como legado ao povo da cidade. Começou, então, a idealizar a sua propriedade como um bem público e sempre dizia à família que gostaria de ver crianças brincando e muitas pessoas trabalhando e se divertindo por aqui”, lembra Vânia Oliveira. Em 2022, a atual gestão realizou esse desejo. A população da cidade agradece, Sr. Amaury!