Rede sociais

SOBRE A CIDADE


HISTÓRICO DE WENCESLAU  BRAZ

É DESCONHECIDA A ORIGEM DO MUNICÍPIO, SABE-SE QUE SEU NOME PRIMITIVO ERA BICAS DO MEIO, EM RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE TRÊS CACHOEIRAS NA REGIÃO. O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO INICIOU-SE EM 1922 COM A CHEGADA NA REGIÃO DE UMA COMISSÃO PARA O ESTUDO DO MELHOR LOCAL DE CACHOEIRAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UZINA. ATRAVÉS DO ESTUDO E DA DESAPROPRIAÇÃO DO LOCAL PARA A CONSTRUÇÃO, FEITA PELA COMISSÃO QUE PERTENCIA AO MINISTÉRIO DO EXERCITO INICIOU-SE A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM, A PARTIR DE MEADOS DE 1923. NO DIA 08 DE DEZEMBRO DE 1932 FOI FEITA A INAUGURAÇÃO OFICIAL DA USINA HIDRIELÉTRICA DE BICAS DO MEIO. NO ANO DE 1934 ESTEVE VISITANDO BICAS DO MEIO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA CETÚLIO VARGAS, NA DATA DE 05 DE FEVEREIRO DE 1941 A USINA RECEBEU A DENOMINAÇÃO DE REPI – REDE ELÉTRICA PIQUETE/ITAJUBÁ. NO ANO DE 1944 A VILA DE BICAS DO MEIO FOI ELEVADA À CATEGORIA DE DISTRITO DE ITAJUBÁ, SENDO QUE AOS DIAS 30 DE DEZEMBRO DE 1962, O DISTRITO DE BICAS DO MEIO FOI TRANSFORMADO EM MUNICÍPIO, CRIADO NOS TERMOS DA LEI ESTADUAL Nº 2.764, E SUA INSTALAÇÃO OCORREU A 1º DE MARÇO DE 1963, SENDO O 1º PREFEITO NA CATEGORIA DE INTENDENTE O SENHOR AFONSO. EM 09 DE SETEMBRO DE 1964, PELA LEI ESTADUAL Nº 3.187, O MUNICÍPIO DE BICAS DO MEIO PASSOU A DENOMINAR-SE “WENCESLAU BRAZ”, EM HOMENAGEM AO GRANDE ESTADISTA “WENCESLAU BRAZ PEREIRA GOMES”.

 WENCESLAU BRAZ É UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, NA MICRORREGIÃO DE ITAJUBÁ, COM UMA ÁREA DE 102,264 Km2, SENDO A SUA POPULAÇÃO CONFORME O CENSO DO IBGE NO ANO DE 2010 DE 2.563 HABITANTES, LOCALIZADA A UMA LATITUDE 22º 32’ 04” SUL E UMA LONGITUDE 45º 21’ 46” OESTE, ESTANDO A UMA ALTITUDE DE 1005 METROS, ONDE SE DESTACA AS SERRAS DO QUILOMBO E PAIOL, ALTO DA ONÇA E ALTO DO ALAMBIQUE. SEU CLIMA É SUBTROPICAL, COM TEMPERATURA DE 35º GRAUS, MÉDIA DE 18º GRAUS E A MÍNIMA DE 3º GRAUS. SUA VEGETAÇÃO SÃO TRAÇADOS SOBRE A ANTIGA VEGETAÇÃO ORIGINAL DO BRASIL E SOFREU EFEITO DA AÇÃO TRANSFORMADORA DO HOMEM, EXISTEM AINDA ALGUNS TRECHOS DE MATAS NATURAIS, RICAS EM MADEIRA NOBRES COMO: PINHOS ARAUCÁRIA, JACARANDÁ E OUTRAS MADEIRAS DE LEI, EXISTEM AINDA ÁREAS COM REFLORESTAMENTO, DESTINADOS PRINCIPALMENTE A USO ECONÔMICO PARA O QUAL SÃO UTILIZADAS ESPÉCIES COMO: PINUS, PINHO - RIGA E EUCALIPTOS, NA FLORA LOCAL NÃO PODEMOS ESQUECER DO IPÊ. 

 A NOSSA FAUNA:  O CONJUNTO DE ANIMAIS AQUI EXISTENTE COMPÕE-SE DE ANIMAIS DE PEQUENO PORTE.COMO:  TATU, LEBRE, COELHO, CAPIVARA E OUTROS.  DENTRE AS AVES SURGEM OS PASSÁROS COMO: JURUTI, JOÃO DE BARRO, CANÁRIO, PINTASSILGO E OUTROS, ENTRE OS OFIDIOS ESTÃO AS COBRAS, NO ROL DE INSETOS FIGURAM CENTENAS DE BORBOLETAS, GAFANHOTO OS MELEIROS ABELHA, MANDA-SAIA,  COROADO E OUTROS.

E TUDO COMEÇOU ASSIM:

 

 

 

4.1.jpg

5.1.jpg

6.1.jpg

8.1.jpg

 

Resumo Histórico Wenceslau Braz

 

Wenceslau Braz

Minas Gerais – MG

 

Histórico

O município de Wenceslau Braz tem sua origem praticamente desconhecida. Sabe-se que seu primitivo nome era Bicas do Meio em razão da existência de três cachoeiras nessa região, sendo uma no lugar denominado Bicas de Cima, município de Delfim Moreira, outra no lugar denominado Cachoeira dos Negros, aqui, e outra também no município de Delfim Moreira no lugar denominado Cachoeira do Salto.

Baseado em dados históricos da cidade de São Lourenço conclui-se que o nome de “Bicas do Meio” dado ao Povoado que deu origem ao nosso município, foi dado pelo Bandeirante português, Lourenço Castanho, que com usa bandeira visitou todos os rios e cachoeiras do sul de minas a procura de pedras preciosas.

 

Gentílico: Wenceslauense.

 

Formação Administrativa

            O município de Wenceslau Braz teve seu desenvolvimento iniciado em 1922, com a construção de uma Usina Hidroelétrica, cuja inauguração ocorreu em 08 de dezembro de 1932.

Em 1944, o bairro de Bicas do Meio foi elevado a categoria de Distrito de Itajubá, com uma população bem expressiva em razão da chegada de muita gente de fora, atraída com o serviço da Usina e com as obras de abertura da estrada federal BR 459 que ligaria Itajubá/MG à Lorena/SP.

Em 1962, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais votou a Lei nº 2.764 que criou o município de Bicas do Meio.

Em 1º de março de 1963, o município de Bicas do Meio foi oficialmente instalado.

Em 09 de setembro de 1964, pela Lei nº 3.187, o município de Bicas do Meio passou a denominar-se Wenceslau Braz, por força da Lei Estadual nº 3.187 de 08 de setembro de 1964.

 

Fonte:  http://www.wenceslaubraz.mg.gov.br/index.php/page/sobre-a-cidade

Wenceslau Braz (MG). Prefeitura. 2018

Disponível em: http://www.wenceslaubraz.mg.gov.br/index.php/page/sobre-a-cidade