Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Carta de Serviços
Atualizado em: 15/06/2025 às 03h41
Cultura
Secretaria de Cultura e Turismo
ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Descrição:

Atendimento ao público em geral buscando por apoio a apresentações, eventos, romarias, feiras culturais, entre outros.

Público alvo:

Cidadãos em geral.


APOIO A PROJETOS CULTURAIS

Descrição:

Apoio através de editais a fazedores de cultura de diversos setores.

Público alvo:

Artistas locais e regioinais (que fazem parte da IGR que o município está alocada – Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira).


REALIZAÇÃO DE EVENTOS 

Público alvo:

Cidadãos em geral.

Requisitos necessários:

Idealizar o evento desde sua identidade até a realização e manutenção de suas necessidades.


FEIRA DE CULTURA E ARTE

Descrição:

Realização e apoio a artesãos e quituteiros em feiras e eventos em que os mesmos demonstram interesse e disponibilidade.

Público alvo:

Artesãos e cozinheiros cadastrados junto a Secretaria de Cultura e Turismo do município.


APOIO A PRESTADORES DE SERVIÇO DO RAMO DE TURISMO

Descrição:

Realização de levantamento e divulgação dos prestadores de serviços a turistas através do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira (IGR).

Público alvo:

Hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias e outros serviços de apoio ao turista enquanto está ou se hospeda no município.


 
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Telefone Presencial

Presencial - Rua Oswaldo Reyanldo, 56 – Centro, Wenceslau Braz MG - CEP 37512-000
(35) 99973-8008
cultura@wenceslaubraz.mg.gov.br
turismo@wenceslaubraz.mg.gov.br
Custos
Não há cobrança de taxas.
Etapas do Serviço
ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Etapas do processo:

- Dirigir-se até à Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz e solicitar na recepção para falar com a Secretária de Cultura e Turismo ou a Chefe de Divisão de Cultura. O cidadão será atendido primeiramente pela Chefe de Divisão de Cultura que encaminhará a demanda para ser atendida à Secretária. Caso seja necessário o cidadão irá ser direcionado a Secretária


APOIO A PROJETOS CULTURAIS

Etapas do processo:

- Entrar no site da prefeitura, acessar a aba editais, chamamento público e clicar em qual deseja se inscrever desde que esteja em aberto. Ler o edital e preencer a ficha de inscrição, anexar os documentos necessários junto com a ficha no formulário (link no edital) e se necessário incluir as declarações dispóniveis como anexo na página do edital. Após todo os documentos e ficha de inscrição anexados, finalizar o formulário e aguardar o resultado preliminar após o fim do prazo. Os resultados estarão disponiveis no site da prefeiturta na mesma aba do edital, após a ata final ser publicada o termo de execução deve ser assinado na sede da prefeitura municipal e depois do projeto ser executado o mesmo deve apresentar no prazo de 15 dias o relatório de execução do objeto.


REALIZAÇÃO DE EVENTOS

Etapas do processo:

- Elaborar o calendário oficial de eventos, abrir processos de contratação de cantora, verificar estruturas necessárias, fazer a ordem dos itens, realizar a organização da demanda de mão de obra necessária e repassar a secretaria responsável, verificar a entrega de cada serviço contratado e fiscalizar os prestadores de serviço. Caso seja como apoio verificar a necessidade exposta pelo evento e verificar disponibilidade dos itens, fazeer o pedido e fiscalizar a entrega do mesmo.


FEIRA DE CULTURA E ARTE

Etapas do processo:

- Dirigir-se até à Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz e solicitar na recepção para falar com a Secretária de Cultura e Turismo ou a Chefe de Divisão de Cultura para realização do cadastro, preencher a ficha de inscrição e fornecer os dados com veracidade, informar um número de telefone válido e aguardar informações sobre os eventos para participação através do whatsapp.


APOIO A PRESTADORES DE SERVIÇO DO RAMO DE TURISMO

Etapas do processo:

-  Pesquisas sobre os serviços disponíveis no município, levantar os que podem e tem condições satisfatórias para atendimento ao turista, entrar em contato com o responsável pelo local ou serviço, fazer o levantamento do que é oferecido e qual categoria se inclui, fazer junto a IGR a divulgação através de postagens, vídeo de roteiros e programações de acordo com cada época do ano e divulgar nos perfis oficiais da prefeitura.

Requisitos
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Requisitos necessários: Não há requisitos específicos para ser atendido pela Secretaria. Para falar diretamente com o responsável pela pasta basta ir até a sede da Prefeitura Municipal e informar na recepção;

APOIO A PROJETOS CULTURAIS
Requisitos necessários: Fazer parte do município ou da IGR CTCM, ser pessoa fisíca, ter portifólio, se inscrever nos editais publicados no site oficial da prefeitura e anexar os documentos necessários de acordo com cada edital.

REALIZAÇÃO DE EVENTOS
Requisitos necessários: Idealizar o evento desde sua identidade até a realização e manutenção de suas necessidades.

FEIRA DE CULTURA E ARTE
Requisitos necessários: Morar no município e se cadastrar junto a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Wenceslau Braz/MG, se comprometendo a participar de eventos que visam valorizar a cultura local.

APOIO A PRESTADORES DE SERVIÇO DO RAMO DE TURISMO 
Requisitos necessários: O serviço deve estar alocado no município e oferecer condições seguras de oferecer o serviço que propoem, deve estar com halvará em funcionamento e prezar pela boa manutenção de seu espaço.
Prazo para Atendimento
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Prazo        para prestação     do
serviço:
 
Todo cidadão que procura a Secretaria de Cultura e Turismo é atendido imediatamente.

APOIO A PROJETOS CULTURAIS
Prazo        para prestação     do
serviço:
 
Varia de acordo com cada edital, podendo ser de até 01 ano.

REALIZAÇÃO DE EVENTOS
Prazo        para prestação     do
serviço:
 
Cada evento demanda de um período de tempo para sua execução, o que pode levar de 3 a 1 mês de antecedência.

FEIRA DE CULTURA E ARTE
Prazo        para prestação     do
serviço:
 
Todo cidadão que procura a Secretaria de Cultura e Turismo é atendido imediatamente.

APOIO A PRESTADORES DE SERVIÇO DO RAMO DE TURISMO
Prazo        para prestação     do
serviço:
 
Durante o ano.
Prioridades de Atendimento
Ordem de chegada.

Atendimentos preferenciais a portadores de necessidades especiais, a Idosos (superior a 80 anos – prioridade especial);
Idosos (superior a 60 anos),gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos.
(Lei Federal 10.048/2000; Estatuto do Idoso: 13.466/2017)
Observações
PÚBLICO ALVO:
ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Cidadãos em geral
APOIO A PROJETOS CULTURAIS: Artistas locais e regionais (que fazem parte da IGR que o município está alocada – Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira).
REALIZAÇÃO DE EVENTOS: Cidadãos em geral
FEIRA DE CULTURA E ARTE: Artesãos e cozinheiros cadastrados junto a Secretaria de Cultura e Turismo do município.
APOIO A PRESTADORES DE SERVIÇO DO RAMO DO TURISMO: Hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias e outros serviços de apoio ao turista enquanto está ou se hospeda no município.
ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00
Serviço relacionado a secretaria:
Cultura e Turismo
Cultura e Turismo
Lidiele Apoliana
ATENDIMENTO:
08h30 às 16h
TELEFONE:
(35) 99973-8008
ENDEREÇO:
https://www.wenceslaubraz.mg.gov.br/
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia