Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
06
06 SET 2022
CULTURA
SERESTA NA PRAÇA SAÚDA PRIMAVERA COM TOADAS CLÁSSICAS
enviar para um amigo
receba notícias
Em boas vindas à estação das flores, a praça da Igreja Matriz de Wenceslau Braz será palco de toadas violeiras em evento inédito, no dia 24 de setembro.
O dia de 22 de setembro não é um dia qualquer: ele marca passagem de tempo entre estações, o inverno chega ao fim, entra em cena a primavera. Aproveitando o clima, o professor da rede municipal, José Galdino (Juninho), colocou em prática a ideia de valorizar a música raiz, tradicional, e criou o evento Seresta  na Praça, que prevê muitas toadas noite adentro à partir das 19h, do sábado  dia 24 de setembro.

Para esta primeira edição, com o apoio da Prefeitura Municipal, o tom da festa seresteira terá o Coral adulto da cidade com 16 integrantes, cantando 25 clássicos da seresta, acompanhado de violeiros da cidade (foto/ Paulo Dotta do ensaio na Igreja Matriz). Entre outras atrações, haverá a inauguração do totem de cicloturismo – projeto envolvendo as 17 cidades do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira - instalado na praça.

A seresta é um estilo musical que tem como característica homenagear os romances e os afetos da vida cotidiana; instrumentos de corda  (violão, violão de seis cordas, cavaquinho, sopros (como flauta) e batuque (pandeiro, por exemplo), entre outros, compõem o instrumental seresteiro.    

A origem da seresta está ligada aos trovadores da Idade Média dos séculos 13 a 15, que uniam música e poesia para falar de amores impossíveis e amizades, sem deixar de lado as cantigas de escárnio carregadas de ironia. Se no início foi costume palaciano restrito às damas dos castelos e palácios, com o passar dos anos foi parar nas cidades, onde sofreu mudança no som, adaptações de instrumentos e de intenções.
 
 
 
 
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia