Nos 60 anos de aniversário de Wenceslau Braz, a expectativa para a edição de número 38 do Torneio Leiteiro era grande. Após os seis dias de evento (6, 9, 10, 11, 12 e 13 de agosto), grandes shows, atrações extras e muita empolgação, o saldo da 38ª edição do torneio leiteiro é mais do que positivo. Grandes ordenhas e altas pesagens de leite em competição com recorde de animais inscritos marcaram a essência do evento realizado no festejado Parque Municipal Amaury de Oliveira.
No domingo (dia 6 ago), o tradicional desfile de cavaleiros abriu a agenda de atrações distribuídas entre a quinta-feira e o domingo (12). A noite de abertura teve o glamour das candidatas a Rainha e princesas da festa, com direito a passarela estendida à frente do palco. Os shows agradaram e levaram o público a cantar em coro os sucessos em destaque no momento dos artistas contratados para a edição deste ano.
Atração inédita, na manhã de sábado houve a sensacional competição de marcha (Poeirão) com belíssimos cavalos e éguas da raça Mangalarga. Na sequência, com a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária (SICAP), aconteceu o 1º Wencesleite, com leilão de animais.
“Esse ano tivemos uma edição histórica, sim, com a participação de diversos produtores, com animais de alto valor genético, e com a realização do leilão, no sábado; o nosso gado, rústico e adaptável em qualquer propriedade , foi enviado para várias cidades do sul de Minas, o que é ótimo para a imagem e economia do município”, afirma o secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária, Augusto Costa.
Os participantes puderam assistir também ao documentário produzido pela agência OTrem Comunicação sobre a história do Torneio Leiteiro, pontilhada por depoimentos de personagens históricos além de informações atualizadas sobre o rebanho e produção leiteiras no município. (fotos: Paulo Dotta)
Confira galeria de fotos no link:
https://www.wenceslaubraz.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/9/38-torneio-leiteiro-2023