03 FEV 2022
VEREADOR APRESENTA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
Ideia é congregar setores no sentido de facilitar o manejo de projetos, a captação de recursos e a concretização de parcerias.
Em reunião na sede da Prefeitura na segunda-feira (dia 11 de janeiro), com o secretário de Cultura e Turismo Celiandro Silvério e o prefeito Edvaldo Bitencourt, o vereador Renan Mathez  propôs a criação de um sistema municipal de cultura. A pauta foi recebida com entusiasmo por parte do secretário e do Prefeito, que se comprometeram a colocar em prática o projeto, fundamental para o desenvolvimento da cultura e do turismo do município, áreas interligadas e afins.

Nas palavras do secretário Celiadro Silvério, "ideia é congregar setores no sentido de facilitar o manejo de projetos, a captação de recursos e a concretização de parcerias".

O conjunto do Sistema Municipal de Cultura compreende a integração da secretaria de Cultura, o Conselho de Cultura, Conferência de Cultura e Planos culturais. Segundo o autor da ideia, o vereador Renan Mathez, que no final de 2019, antes da pandemia mundial que paralisou o país e o mundo, já trabalhava na finalização de um projeto de festival de cultura em Wenceslau Braz, que precisou ser suspenso e que tem boas chances de ser realizado neste ano de 2022 – o projeto prevê várias ações como oficina da Musica nos bairros, definir a identidade do município através da cultura, mapeamento da cultura gastronômica e a realização de eventos como a semana ou dia cultural, e um projeto que leve arte à praça (música, apresentações, exposições, feiras). “Outro ponto importante seria a difusão da história da cidade como atividade extracurricular nas escolas, aliado a um concurso de redação”, complementa Mathez.

N.do R.: Por cultura entende-se tudo que uma sociedade produz em termos políticos, econômicos, simbólicos característicos, informações históricas, bem como manifestações típicas nas áreas artísticas e de costumes, religião, folclore, gastronomia, esporte, educação, entre outras. O setor turístico representa segmento diretamente ligado a este universo, na medida em que estampa os atrativos necessários aos interesses dos visitantes que movimentam o setor de pousadas, restaurantes, comércio etc.

Em Wenceslau Braz há muito o que ser feito . A cidade não dispõe, por exemplo, de uma biblioteca municipal, nem de um centro cultural de eventos que receba solenidades oficiais, festivais de cultura, palestras, etc. A proposta de criação de um sistema de cultura nestes moldes permitirá congregar setores e departamentos no sentido de realizar, agilizar e facilitar a assinatura de parcerias e a captação de recursos para investimentos nos setores cultural e turístico, grandes geradores de emprego e renda.