14 JUN 2023
CULTURA
AUDIÊNCIA PÚBLICA ESCLARECE DETALHES SOBRE VERBA PARA CULTURA VIA LEI PAULO GUSTAVO
O prefeito Edvaldo Bitencourt, o vereador Renan Mathez e a secretária de Cultura e Turismo, Edna Beatriz participaram do evento.
Artesãs e atores culturais de Wenceslau Braz participaram na noite desta terça-feira (13 jun) - na Escola Municipal João Bárbara da Silva, de audiência pública convocada pela prefeitura municipal, através da secretaria de Cultura e Turismo para oferecer esclarecimentos sobre os detalhes do montante que o município terá à disposição para o setor via Lei Paulo Gustavo, sancionada pelo presidente Lula no mês de maio.

Durante a palestra apresentada pelo gestor do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira e secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, de Santa Rita do Sapucaí, Janilton Prado, o público presente pode conhecer mais detalhes sobre o processo de elaboração do plano de ação exigido contendo a íntegra dos projetos inscritos e selecionados a partir de comissão a ser criada para este fim. O montante para WB será de R$ 49 mil e trezentos reais destinados à produção e realização de projetos nas áreas de áudio visual (70% deste total), além de música, dança, teatro e artesanato.

Ao longo da audiência – da qual participaram também o prefeito Edvaldo Bitencourt, o vereador Renan Mathez e a secretária de Cultura e Turismo, Edna Beatriz, , ficou decidido  - a partir de sugestões colocadas pelos presentes - pela realização de um evento composto por música, artesanato e dança, contando com a importância da realização de oficinas de capacitação, um dos tópicos previsto na Lei, que leva o nome do ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador fluminense falecido de Covid-19 há pouco mais de dois anose conhecido pelo monólogo 'Minha Mãe É uma Peça (2013)', adaptado para o cinema e que virou o longa-metragem.

Gestores de estados e municípios têm até o final deste ano para escolher os projetos que vão receber a verba. Pessoas físicas e empresas que atuam na área podem se cadastrar para ter acesso ao recurso. Como contrapartida, a lei determina que os projetos têm que promover ações sociais previamente acordadas com os governos locais.

A verba total de R$ 3,8 bilhões tem, como fonte principal, recursos de dois fundos do setor: o Fundo Setorial do Audiovisual e o Fundo Nacional de Cultura.