17 FEV 2023
WB 60 ANOS: OS PREFEITOS E A HISTÓRIA
O marco zero da história do município de Wenceslau Braz, 1963, traz a convocação da primeira reunião legislativa, no antigo cinema da Repi, para a escolha do primeiro prefeito.
O marco zero da história do município de Wenceslau Braz, 1963, traz a convocação da primeira reunião legislativa, no antigo cinema da Repi, para a escolha do primeiro prefeito, dos 12 mandatários da história de 60 anos de Wenceslau Braz, celebrados agora em 2023, de emancipação política. A eleição de Edvaldo Bitencourt, no final de 2020 inaugura ‘novos tempos’, cuja história começa com Osvaldo Reynaldo (na foto, de terno claro e gravata escura) em 31 de agosto de 1963. Até janeiro de 1967, o primeiro prefeito de Wenceslau Braz – nome do ex-presidente mineiro escolhido pelo legislativo da capital BH, Osvaldo Reynaldo era natural de Muriaé e chegou a WB nos final dos anos 1950. Abriu importantes estradas vicinais como a que leva ao bairro do Quincas ao longo da margem direita do rio Bicas, a do Morro Grande e a do bairro Santana.

Em fevereiro de 1967 assume Ataliba Florêncio da Costa, que deixou legado importante na construção de escolas, ficou até o fim de 1970. Em janeiro de 1971, assume o cargo em mandato tampão, até janeiro de 1973, João Rodrigues da Costa, que mesmo com dificuldades financeiras construiu o prédio da Prefeitura e recuperou veículos da frota municipal, além de melhorias no setor de Educação. Rosário Amaral da Silva assume o cargo em seguida em fevereiro de 1973 até janeiro de 1977 com destaque para iniciativas de construção de estrutura de atendimento médico  concretizadas pelo seu sucessor  Otávio Rodrigues. De 1977 a 1983, governou o município voltado para o progresso, com implantação da antiga Telemig e Cemig na cidade.

Benedito Elói Pereira assumiu a prefeitura em 1983 e até 1988 deixou um legado de importantes realizações como escolas, quadras esportivas, estrutura de iluminação no centro e bairros rurais, aquisição de veículos, calçamentos de ruas, construção de pontes. O seu sucessor, o sétimo da história, Antônio Vicente Campos, médico contratado na gestão anterior, assumiu de 1989 a 1992 e passou sem grandes realizações, que viriam na gestão seguinte, de Joaquim Raimundo Fortes, de 1993 a 1996. No período, foram adquiridos mais veículos, firmados convênios com Emater e Apae, e criada a creche municipal. Casas populares (137) foram construídas.

O 9º prefeito da história de Wenceslau Braz, o comerciante José Mauro da Silva eleito vereador anos antes com expressiva margem de votos, assumiu o cargo em 1997 e ficou até 2000, com importantes realizações na área socioeducacional, sistema de informações e saúde com a contratação de médio ginecologista e obstetra. Programas sociais e melhorias urbanas também constaram na gestão do comerciante.

As duas décadas seguintes, de 2000 a 2020, ficariam marcadas pelos quatro anos de mandatos do filho do velho Dito Elói, Geraldo Magela Elói. Centralizador e personalista, deixou obras urbanas importantes, tendo após os dois primeiros mandatos, cedido o cargo ao aliado político Cláudio Barbosa. Volta em 2013 e fica até 2020, quando tenta fazer a secretária Silvana Soares sua sucessora, mas perde a disputa para o jovem e dinâmico Edvaldo Bitencourt, que após dois anos de mandato tem trabalhado para o desenvolvimento rural, social, cultural e educacional do município com bastante sucesso e aprovação geral dos munícipes.