Shows sertanejos nas quatro noites de festa, de 9 a 12 de março, além de atrações especiais iniciam ano de eventos em grande estilo.
Seguuuura peão!! A aguardada primeira edição do Rodeio de Wenceslau Braz – no parque de exposições - mexeu com as emoções dos wenceslauenses. Evento inédito por aqui, e já tradicional em outras cidades, os desafios de montaria em cima de touros prometeu e se mostrou inesquecível. Ainda mais, com shows sertanejos nas quatro noites de festa, 9 a 12 de março, com programação amplamente divulgada nas redes sociais oficiais da Prefeitura, que contratou empresa especializada e dará todo apoio necessário.
Criação genuinamente norte-americana, os rodeios, na verdade, surgiram das práticas dos fazendeiros espanhóis e seus vaqueiros, uma mistura de disputas e touradas de gado que remonta aos conquistadores do século XVI. No século XVII, colonos dos EUA introduziram sua cultura e costumes de origem espanhola, praticados pelos mexicanos, como as festas e a doma de animais.
No Brasil, o rodeio começou em Barretos/SP, nos fins da década de 40. Nas pausas do transporte de gado, a diversão dos peões de boiadeiro era a montaria. O espírito desafiador do povo interiorano despertou interesse nesse tipo de evento, que cresceu em regiões de corredores boiadeiros. Detalhe: na virada dos anos 40/50 surge a ideia de realizar o evento e a primeira prova oficial (em Barretos) acontece em 1956, somente com montarias em cavalo e peões representando as comitivas estradeiras. Daí em diante, a festa só cresceu e se tornou a meca dos rodeios nacionais.
Entre as modalidades de rodeio, há sete principais: Cutiano, Sela Americana, Bareback, Montaria em touro (bull riding), Laço de Bezerro, Bulldogging e Prova de três tambores. Sobre as regras, enquanto durar a montaria, o peão não pode tocar o braço ou a mão, nem no touro, nem em qualquer outro acessório. O cronômetro é disparado pelo juiz quando qualquer parte do touro sair do brete a partir da abertura da porteira. Se ficar menos de oito segundos, a montaria é zerada. Emoção total que os wenceslauenses poderão curtir pela primeira vez.
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local: