29 NOV 2021
ATUALIDADES
NOVEMBRO AZUL: PALESTRA DESTACA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA, HIPERTENSÃO E DIABETES
Com a presença do prefeito Edvaldo Bitencourt, do vice Domingos Sávio, funcionários da prefeitura, diretores, secretários e cidadãos – evento teve também testes rápidos.
Prevenir é melhor que remediar. O ditado é conhecido e fundamental para se evitar problemas de saúde que se agravam com o passar dos anos e em alguns casos são assintomáticos, como o diabetes, por exemplo. Em palestra no salão da CMEI, em Wenceslau Braz – dentro da campanha “Novembro Azul – agora é a vez dos homens – no mês de prevenção ao câncer de próstata”, a palavra chave foi ‘prevenção’.

Contando com a presença do prefeito Edvaldo Bitencourt, do vice Domingos Sávio, dos funcionários da prefeitura, diretores, secretários e cidadãos wenceslauenses de várias idades – na manhã desta segunda-feira (29 nov) – a palestra organizada pela secretaria de Saúde e Assistência Social teve a exposição do dr. Renan Chaparro (ESF-Wenceslau Braz)  que falou sobre câncer de próstata, hipertensão arterial  e seus efeitos danosos no cérebro, nos rins - e sobre o diabetes e a consequente e grave retinopatia, que pode levar à cegueira.

Com o auxílio de slides em data-show, o médico do município abriu a palestra falando sobre o câncer de próstata e a importância dos homens procurarem orientação médica periódica ou assim que notarem anomalias no trato urinário, como dores, dificuldade para expelir, e ou presença de vestígios de sangue na urina.

Sobre os perigos da displicência com relação à hipertensão arterial – que, segundo o dr. Chaparro, em Wenceslau Braz, atinge índices percentuais bem acima do normal, assim como a hiperglicemia - citou o exemplo do artista Tom Veiga (Loro José), que trabalhava no programa Mais Você, conduzido por Ana Maria Braga: hipertenso crônico, e que desprezava a ideia de se tratar ou procurar orientação médica. Aos 47 anos, sofreu um AVC e veio a óbito há pouco mais de um ano.

Na entrada do salão, equipe da UBS-WB aplicou testes rápidos voltados para hepatite B e C, sífilis, HIV e diabetes. Após a palestra, foi servido a todos um lanche (pão com mussarela e presunto), acompanhado de guaraná.