06 ABR 2022
ATUALIDADES
AGRICULTURA FAMILIAR DE WB CONTEMPLADA COM KIT FEIRA LIVRE
O kit composto por barracas, jalecos, caixas para armazenamento e balanças, é um instrumento de apoio do Programa de Apoio às Feiras Livres, do Governo de MG.
Atendendo a solicitação do deputado estadual Ulysses Gomes (PT), o Governo de Minas Gerais, por meio da EMATER-MG, acaba de garantir para agricultores familiares de Wenceslau Braz um Kit Feira Livre composto por 10 barracas, 20 jalecos e 50 caixas para armazenamento de produtos e balanças.

A medida que faz parte do Programa de Apoio às Feiras Livres, uma das ações da política de incentivo à Agricultura Familiar. Segundo o secretário Augusto Costa (Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária), “a intenção de realizar uma feira livre no município é antiga reivindicação, que agora será atendida pela atual gestão”.

O próximo passo agora é trabalhar junto aos produtores e demais interessados informações importantes para a realização da Feira, como logística, regras e orientações gerais, bem como a aprovação do projeto pelo Legislativo municipal. Como a variedade de produtos locais ainda é pequena,  existe a possibilidade de abrir para a venda de outros produtos, como artesanato, lanches e outros.

A venda de mercadoria na feira livre é a principal fonte de renda das famílias desses agricultores, que não teriam condições de custear equipamentos como barracas, caixas plásticas e jalecos. A intenção do Estado é ampliar a venda dos agricultores familiares, contribuindo para a consolidação de assentamentos agrários e para o estímulo à plantação de produtos orgânicos.

“A instalação da feira é um processo dinâmico que exige o envolvimento de toda a população. O objetivo é Incentivar a produção e o consumo de alimentos saudáveis e promover a arte e a cultura do município.  Com a implantação da feira iremos estimular a economia, a agroindústria e proporcionar um novo lazer para a cidade, e assim trilhar o desenvolvimento sustentável ”, avalia Dener Chaves, Eng. Agrônomo da Emater-MG.

No link https://docs.google.com/forms/d/16gykJ3XAKF18siSHnAY4vyP3GrJXsIETcxL22TW0oxk/edit?usp=sharing há mais informações sobre o projeto e enquetes com perguntas.