29 ABR 2022
TURISMO
ESCADARIAS EM MOSAICO MARCAM INICIO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE
Mosaico na escadaria Maria de Lourdes Martins entra em reta final de trabalhos; instalação de corre-mãos e denominações serão providenciadas em breve.
Os coloridos temáticos em três escadarias da área central são projetos providenciados pela atual gestão municipal  que marcam processo de revitalização da área central de Wenceslau Braz com fins turísticos. Iniciados em princípios de março, duas delas estão com os trabalhos artísticos em fase final de conclusão, restando a instalação de corre-mãos.

Desenvolvidos pelo artista plástico de Brazópolis, André Visotto, os mosaicos decoram as partes verticais dos degraus, com efeito pictórico em conjunto visto a partir da base das escadarias e em direção ao topo. O artista procurou explorar imagens marcantes da fauna e flora, cultura pecuária e atrativos naturais da cidade, com efeito estético deslumbrante.

A escadaria que liga a av. Major Lisboa da Cunha ao topo da rodovia, com o mosaico já concluído, receberá em breve corre-mãos dos dois lados. Assim como a escadaria próxima à prefeitura, que leva o nome da saudosa servidora e desportista wenceslauense Maria de Lourdes Martins -, receberá o nome de uma personalidade da cidade, a ser escolhido e apresentado em projeto para apreciação e votação pelo Legislativo Municipal. O mesmo processo será feito com relação à escadaria com acesso pela rodovia BR-459 que leva  ao alto do bairro Vila Formosa.

Após a conclusão dos trabalhos, a cidade passará a contar com as atrações turísticas de perfil artístico, importantes como patrimônios inscritos junto à secretaria de Estado da Cultura e Turismo com vistas ao recebimento de recursos vinculados ao projeto de ICMS-Tur oferecido pelo governo estadual.