05 NOV 2021
PASSEIO CICLÍSTICO DE INAUGURAÇÃO DE TOTEM É ADIADO PARA O DIA 19/12
O totem do projeto do circuito turístico regional – feito em aço em forma de púlpito com logo vazada – servirá de marco de referência aos ciclistas que passarem pelo trecho de Wenceslau Braz.
A agenda de atividades de fim de ano em Wenceslau Braz já vem sendo formatada. Um evento que promete mobilizar a cidade é o passeio ciclístico. Previamente agendado para este domingo, dia 28 de novembro - por motivos da realização das provas do ENEM, e em virtude das chuvas previstas para este fim de semana, - o passeio ciclístico que marcará a inauguração do totem do cicloturismo, foi transferido para o próximo dia 19/12. Haverá cerimonial de inauguração na praça da Matriz com a presença de gestor do CTCM, prefeito e demais autoridades.

O projeto de cicloturismo regional criado pelos gestores do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, entidade da qual o município voltou a ser associado no início desta nova gestão - engloba trechos entre os 16 municípios que integram o CTCM.

No roteiro, os ciclistas participantes fazem concentração em frente à igreja do bairro Quincas, às 10h, seguem pela via de dentro do mesmo bairro, cruzam a ponte da Imbel, sobem a rua Osvaldo Reinaldo onde fazem uma parada em frente à prefeitura para fotos com o prefeito Edvaldo Bitencourt , autoridades, secretários e diretores, e seguem em direção à praça da igreja Matriz de Sant’Ana.

O totem do projeto de cicloturismo – feito em aço em forma de púlpito – servirá de marco de referência aos ciclistas que passarem pelo trecho de Wenceslau Braz, uma das 13 cidades incluídas no mapa do projeto interligado e com referências avançadas de geoprocessamento.

O Projeto de do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira tem como principal objetivo evidenciar a região como ideal para a prática do cicloturismo, com oferta de infraestrutura de apoio, segurança, hospitalidade e paisagens espetaculares. Com o auxílio de ciclistas locais foram formatadas três trilhas por município, por estradas de terra vicinais, totalizando quarenta e oito trilhas na região, com objetivos de estimular a pratica do ciclismo.

O trecho relativo a Wenceslau Braz, cerca de 30 km de extensão, com ligação com cidade de Piranguçu passa por bairros rurais, entre eles o alto do Charco, onde, a uma altitude de 1.743 metros está o Campo do Vento, mirante e um dos maiores atrativos do percurso. Partindo de Wenceslau Braz, o turista passa por Piranguçu, Brazópolis, Piranguinho, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita, Espírito Santo do Dourado, Pouso Alegre, São João da Mata, Silvianópolis, Conceição das Pedras, Pedralva, Maria da Fé, Cristina, Virgínia, Marmelópolis e Delfim Moreira, fechando o ciclo novamente em Wenceslau Braz.