Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
27
27 SET 2022
TURISMO
CONFERÊNCIA DE TURISMO PROJETA TEMAS PARA PLANO MUNICIPAL
enviar para um amigo
receba notícias
Primeira de três edições, conferência visa elaborar Plano Plurianual de Turismo (PPA) – documento que irá nortear as ações do poder público municipal para o setor nos próximos anos.  
Em convite aberto a toda a população, o departamento de Turismo de Wenceslau Braz realizou na noite de terça-feira, 27 de setembro, no salão-refeitório do prédio anexo da prefeitura, importante e fundamental Conferência Municipal de Turismo. Participaram o prefeito Edvaldo Bitencourt, a secretária de Governo, Lidiele Apoliana, o secretário de Indústria e Comércio, Augusto Costa, diretores e chefes de setor, os vereadores Renan, Roberto e Elaine, empresárias e artesãs.
 
Voltada à participação de secretários, diretores, conselheiros (Conselho Municipal de Turismo - COMTUR), além de cidadãs e cidadãos interessados (as) diretos nos assuntos do setor turístico – a Conferência - conduzida pelo gestor do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, Eduardo Lanza -, discutiu o processo de elaboração do Plano Plurianual de Turismo (PPA) – documento que irá nortear as ações do poder público municipal para o setor nos próximos anos.

No sentido de assessorar as ações, e apresentar informações pertinentes ao processo de elaboração do referido PPA. Lanza abriu o evento apresentando um histórico sobre o CTCM, enumerou exemplos de gestão turística e pediu aos presentes que anotassem tópicos pertinentes ao desenvolvimento do turismo em Wenceslau Braz, como geração de emprego e renda, divulgação e incremento da imagem da cidade em contexto regional, mapeamento de trilhas direcionadas a pontos turísticos em potencial (cachoeiras, mirantes, bosques etc), incentivo e formação de mão de obra voltada às atividades turísticas, eventos culturais, fruticultura, gastronomia, entre outros.

“A conferência municipal de turismo, geralmente abrimos o evento com uma palestra que fale sobre algum tema específico ou sobre turismo e desenvolvimento sustentável de maneira geral, destacando cooperação, trabalho em equipe etc. Geralmente divido a conferência em dois ou três dias, o primeiro dia com a palestra, discussões, aprofundamento em alguns temas e fechamento; vai depender da duração e envolvimento da palestra. No segundo dia aplicamos a primeira atividade através de oficina”, explicou Lanza.
 
Pautas:
1) Qual a expectativa com o PMT? Os participantes escrevem e apresentam as maiores necessidades do município, atividade que gera um material para direcionar e propor ações de acordo com as necessidades apresentadas;
 
2) A segunda atividade, em equipe, destaca os principais segmentos do município, dentro dos quais serão destacados os principais atrativos no município, de acordo com Ministério do Turismo para dar um norte a eles, com vistas a um plano de ação
 
3) Enaltecimento das fortalezas e oportunidades e busca de formas para minimizar as fraquezas e ameaças ou até mesmo transformá-las em pontos positivos;
 
4) A quarta e última atividade é a discussão e organização das ações do plano municipal, destacando cada eixo estratégico (infra estrutura, valorização das áreas de cultura e meio ambiente, capacitação, treinamento, fomento de novos negócios, divulgação e promoção). Etapa na qual será usado todo o material das outras atividades para consulta, verificando as necessidades, pontos a melhorar.
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia