27 SET 2022
CONFERÊNCIA DE TURISMO PROJETA TEMAS PARA PLANO MUNICIPAL
Primeira de três edições, conferência visa elaborar Plano Plurianual de Turismo (PPA) – documento que irá nortear as ações do poder público municipal para o setor nos próximos anos.
Em convite aberto a toda a população, o departamento de Turismo de Wenceslau Braz realizou na noite de terça-feira, 27 de setembro, no salão-refeitório do prédio anexo da prefeitura, importante e fundamental Conferência Municipal de Turismo. Participaram o prefeito Edvaldo Bitencourt, a secretária de Governo, Lidiele Apoliana, o secretário de Indústria e Comércio, Augusto Costa, diretores e chefes de setor, os vereadores Renan, Roberto e Elaine, empresárias e artesãs.

Voltada à participação de secretários, diretores, conselheiros (Conselho Municipal de Turismo - COMTUR), além de cidadãs e cidadãos interessados (as) diretos nos assuntos do setor turístico – a Conferência - conduzida pelo gestor do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, Eduardo Lanza -, discutiu o processo de elaboração do Plano Plurianual de Turismo (PPA) – documento que irá nortear as ações do poder público municipal para o setor nos próximos anos.

No sentido de assessorar as ações, e apresentar informações pertinentes ao processo de elaboração do referido PPA. Lanza abriu o evento apresentando um histórico sobre o CTCM, enumerou exemplos de gestão turística e pediu aos presentes que anotassem tópicos pertinentes ao desenvolvimento do turismo em Wenceslau Braz, como geração de emprego e renda, divulgação e incremento da imagem da cidade em contexto regional, mapeamento de trilhas direcionadas a pontos turísticos em potencial (cachoeiras, mirantes, bosques etc), incentivo e formação de mão de obra voltada às atividades turísticas, eventos culturais, fruticultura, gastronomia, entre outros.

“A conferência municipal de turismo, geralmente abrimos o evento com uma palestra que fale sobre algum tema específico ou sobre turismo e desenvolvimento sustentável de maneira geral, destacando cooperação, trabalho em equipe etc. Geralmente divido a conferência em dois ou três dias, o primeiro dia com a palestra, discussões, aprofundamento em alguns temas e fechamento; vai depender da duração e envolvimento da palestra. No segundo dia aplicamos a primeira atividade através de oficina”, explicou Lanza.

Pautas:
1) Qual a expectativa com o PMT? Os participantes escrevem e apresentam as maiores necessidades do município, atividade que gera um material para direcionar e propor ações de acordo com as necessidades apresentadas;

2) A segunda atividade, em equipe, destaca os principais segmentos do município, dentro dos quais serão destacados os principais atrativos no município, de acordo com Ministério do Turismo para dar um norte a eles, com vistas a um plano de ação

3) Enaltecimento das fortalezas e oportunidades e busca de formas para minimizar as fraquezas e ameaças ou até mesmo transformá-las em pontos positivos;

4) A quarta e última atividade é a discussão e organização das ações do plano municipal, destacando cada eixo estratégico (infra estrutura, valorização das áreas de cultura e meio ambiente, capacitação, treinamento, fomento de novos negócios, divulgação e promoção). Etapa na qual será usado todo o material das outras atividades para consulta, verificando as necessidades, pontos a melhorar.