Na fonte inaugurada em 2008 e agora revitalizada na administração Edvaldo Bitencourt, artista retratou temas ligados à cultura da cidade.
Quem chega a Wenceslau Braz vindo do alto da serra, logo na entrada da cidade, tem uma grata surpresa: o encantador trabalho em mosaico nas paredes da fonte realizado pelo artista plástico André Visotto, da cidade de Brasópolis. O mural – em processo de finalização – integra valioso conjunto de trabalhos realizados pelo artista na cidade, composto também pelas três escadarias do centro da cidade.
Na fonte inaugurada em 2008 e agora revitalizada na administração Edvaldo Bitencourt, Visotto procurou ilustrar o mural com temas culturais ligados ao universo do município, como as lavadeiras (que utilizavam a fonte para lavar roupas nos primórdios da história da cidade), os peregrinos e romeiros, que cruzam o perímetro urbano de Wenceslau Braz, ao longo do ano, os vaqueiros e cavaleiros, símbolos do folclore rural, e os ciclistas e motociclistas, que procuram as montanhas e trilhas da cidade em busca de emoção radical.
Arte e cultura a céu aberto, iniciativa incrementa o panorama turístico em Wenceslau Braz e desperta o interesse estético pela estética milenar do mosaico, inclusive com oficina de instrução oferecida pela prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo, sendo programada para breve.
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local: