Bandas de seis cidades de Minas, três delas do estado de São Paulo, mostraram riqueza de repertório e ritmos afiados.
Bandas e fanfarras de três cidades de São Paulo e três de nossa região sul de Minas marcaram a agenda cultural deste domingo (29 out) no hall principal da Escola Municipal João Bárbara da Silva, com grande presença de público. Com abertura no início da tarde, o 3º Encontro de Bandsa e Fanfarras foi prestigiado por autoridades e servidores municipais, se estendeu até o início da noite, com a esperada apresentação final da FAMAVELP (Fanfarra Alice Veloso Pivato), de Wenceslau Braz.
Antes do início, o encontro, programado para ser realizado em frente à prefeitura, teve que ser transferido para a Escola Municipal, em virtude da forte chuva que caiu naquele momento, inviabilizando os desfiles na rua. Com um pouco de atraso - para organizar o sistema de som e composição do espaço destinado às autoridades, bandeiras e troféus – o evento atraiu bom público mesmo com a mudança de local e foi apresentado com grande empatia pelo diretor Paulo Dotta.
Na abertura, a banda da cidade de São Sebastião da Bela Vista, seguida da fanfarra da cidade paulista de Areias, com naipe de metais primoroso, e dois clássicos de Raul Seixas e Elvis Presley, entre outras peças. A fanfarra FANNOVAERA, da cidade de Heliodora entrou em seguida. As fanfarras das cidades de Lavrinhas/SP, Santa Rita do Sapucaí (duas) – com destaque para o toque afro-brasileiro da fanfarra Ritmo Total, e de Campos do Jordão (com xilofones e gongo) fecharam as apresentações seguintes. Ao final, a fanfarra Alice Veloso Pivato, sob a regência de Juliano Santos – estreando uniformes e estandarte novos, fez apresentação bastante aplaudida.
O prefeito Edvaldo Bitencourt, ao lado da esposa Ana Cláudia, o vice-prefeito Domingos Sávio, o presidente da Câmara Municipal Luiz Roberto Fortes, a s secretárias LIdiele Apoliana (Governo) e Silvana Pereira (Educação) e a diretora Carol Alkmin (Cultura e Turismo) compuseram o dispositivo de honra do evento. O último Encontro na cidade havia sido em 2016.
(fotos: JMM)
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira