19 OUT 2021
BENEFÍCIOS DE TERAPÊUTICA SOCIAL APONTAM PARA BEM ESTAR MENTAL E FÍSICO
Filosofia com efeitos terapêuticos, desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger nos anos 1970, a chamada Constelação Familiar traz uma gama de benefícios sociais.
Terapêutica ainda pouco conhecida nas cidades interioranas do Brasil, a Constelação Familiar - Filosofia com efeitos terapêuticos, desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger nos anos 1970 - vem ganhando adeptos e colhendo resultados práticos valiosos no contexto sócio familiar de muitas famílias brasileiras.

Em Wenceslau Braz, o técnico em enfermagem, facilitador e Constelador Familiar e graduando em Ciências Biológicas, Celiandro Silvério, vem trabalhando através de palestras sobre a terapêutica que traz uma gama de benefícios sociais, bem estar físico e mental, com reflexos nos seios familiares onde são identificados desequilíbrios comportamentais.

“Eu gosto de vê-la como uma filosofia com efeitos terapêuticos, realizada através de uma sessão terapêutica que coloca uma lupa, de forma que o cliente possa se dar conta dos vínculos de amor e lealdade em relação ao seu grupo familiar ou organizacional”, explica Celiandro Silvério.
Segundo ele, os resultados são inúmeros:  melhor relacionamento familiar, possibilidade de maior leveza, inteireza, diminuição de uso abuso de drogas, aumento da capacidade produtiva, foco e concentração, diminuição de litígios, melhora do transtorno de ansiedade entre outros aspectos.

Contudo, segundo Silvério, há dúvidas frequentes que impedem as pessoas de se abrirem às possibilidades da Constelação Familiar, como associá-la à ideia de religião. “A abordagem das constelações familiares não está ligada a nenhuma religião, credo ou algo esotérico. É uma abordagem empírica, ou seja, que necessita comprovação prática, atuação em campo, e requer experimentar, e não simplesmente teorizar. É baseada na própria percepção do cliente e dos representantes.

Quanto à base científica para os fenômenos observados nas constelações familiares, é ainda algo em estudos, não tendo se firmado totalmente a base científica para os mesmos, cujos melhores estudos a respeito foram feitos pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake, que criou a teoria dos campos morfogenéticos.

Outra dúvida frequente:  a Constelação Familiar substitui o Tratamento Médico, Psicológico ou de outra especialidade? A resposta, segundo Silvério é categórica: “Seguramente que não. É um recurso complementar aos tratamentos convencionais. Muitos médicos e psicólogos utilizam esse recurso para auxiliar no entendimento da dinâmica sistêmica do cliente possibilitando maior assertividade nesses tratamentos”, esclarece e complementa:  “Essa abordagem pode ser aplicada em outras áreas Hoje em dia, já é aplicada no Direito, conhecido como Direito Sistêmico, na área educacional, como a pedagogia sistêmica, na área da saúde como a saúde sistêmica e organizações empresarias.

Sobre como é aplicada e quais temas podem ser trabalhados na sessão de Constelação Familiar, Celiandro Silvério afirma que pode ser aplicada de forma individual como em grupo, situações em que são trabalhadas questões de relacionamento pessoal e profissional, tais como doenças, vícios, dificuldades no relacionamento de casal e com os filhos, entre outras necessidades.

Vale citar que a Constelação Familiar serve para a expansão de consciência (do cliente) sobre seus desafios, dificuldades e problemas que esteja vivendo, embora, por si só não altere nada. “O que fazemos, uma vez que nos demos conta de com qual dinâmica sistêmica estejamos  enredados, isso sim que fará a diferença.  A utilidade é abrir novos caminhos para as pessoas viverem o maior potencial de força com harmonia”, elucida Silvério.

E qual a importância da Constelação Familiar para a sociedade?  A resposta é tão clara como importante para os tempos atuais atribulados em que vivemos. “É uma oportunidade de acessar um instrumento a mais para resolução de conflitos pessoais e sociais, atuar na prevenção de agravos e danos à saúde, promoção da dignidade humana e tantas outras contribuições à sociedade”, finaliza.