21 MAR 2022
ATUALIDADES
TORNEIO DE TRUCO EM ABRIL PROMETE GRANDES EMOÇÕES E DIVERSÃO GARANTIDA
Secretaria de Esportes lançou edital e abriu inscrições nesta segunda (21 março), que vão até o dia 12 de abril, ao preço de R$ 20 por dupla.
Truco! Seis! Nove sô! Quem já jogou um truquinho descontraído sabe bem da diversão que o tradicional jogo de cartas proporciona. Após mais de dois anos de pandemia, o povo está carente de um pouco de diversão, o que fez o pessoal da secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura Municipal de Wenceslau Braz sentar e decidir organizar um torneio de truco, o 1º Torneio de Truco da Amizade.

Com inscrições abertas nesta segunda-feira (21 mar) até o dia 12 de abril, ao preço de R$ 20 por dupla, o evento acontece no dia 23 e 24 de abril (etapa classificatória), sendo as datas da   semi-final e final a serem decididas a posteriori, de acordo com o número de duplas inscritas. O montante arrecadado será revertido para as premiações das duplas consagradas (1º, 2º e 3º lugares); as doações de alimentos não perecíveis, cobertores, roupas ou fraldas geriátricas, também requisitados no ato da inscrição, serão doados para a Vila Vicentina.

As inscrições devem ser feitas na sede da prefeitura, para os residentes na área central, ou em locais da zona rural (Quilombo, Borginhos, Quincas, Palmeiras e Roseta). Mais informações, pelos fones 99862-1521, 99927-8031 ou 99895-1443.

Dinâmico, jogado em duplas, em rodadas (mãos) de três cartas, no truco impera a hierarquia das cartas, quatro delas máximas (as chamadas manilhas representadas pelos naipes paus, copas, espada e ouros), uma sequência decrescente de números (7, 6, 5, 4, 3 e 2) e as figuras Ás, Rei, Valete e Dama. A ordem das cartas (da menor para maior) segue assim: 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3 e a dos naipes, das manilhas (da menor para maior): ouro, espada, copas e paus. Após a distribuição das cartas, revela-se a carta do topo do monte - a Vira.

As origens do jogo remontam a meados do século XVII, na Inglaterra. No Brasil, teria sido trazido pelos jesuítas europeus, época em que ganhou popularidade entre os bandeirantes  que exploravam as terras de Minas Gerais. Com o passar do tempo, passou a ser jogado nas diversas regiões do Brasil, com diversas variações e regras diferentes.