Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
25
25 MAR 2022
ESPORTES
ITAJUBÁ ABRE TEMPORADA DE ENDURO A PÉ COM ÚLTIMA ETAPA EM WENCESLAU BRAZ EM DEZEMBRO
enviar para um amigo
receba notícias
Circuito com 12 etapas envolve cidades da região e mais Campos do Jordão; histórico do evento tem boa média de participantes.
A manhã chuvosa de domingo (20 março) marcou a abertura oficial do 4º Enduro a Pé Caminhos da Mantiqueira, Os participantes largaram de frente ao teatro municipal Christiane Riera, em Itajubá abrindo a primeira das 12 etapas de provas programadas até dezembro, quando Wenceslau Braz recebe a última etapa do Circuito. Os participantes se concentraram às 7h e largaram duas horas de depois e término por volta das 15h após apuração dos resultados e entrega de prêmios (as três melhores equipes, com equipamentos de trekking, e para as 10 melhores equipes, troféus para as duas categorias (graduados e trekkers).  A prova teve aproximadamente 10km, por ruas, estradas rurais e trilhas tendo diversos obstáculos naturais pelo caminho, ao longo do qual foram distribuídos água e frutas. 

A próxima etapa será em Marmelópolis, dia 17 de abril. O calendário segue assim: 15 de maio/Piranguçu, 11 de Junho/Piranguinho (prova noturna), 10 de julho/Delfim Moreira 24 de julho/Pedralva, 07 de agosto/Silvianópolis, 21 de agosto/Campos do Jordão, 18 de setembro/Brazópolis, 23 de outubro/Cristina, 20 de novembro/Maria da Fé e 4 de dezembro em Wenceslau Braz. O Enduro é uma prova de regularidade cujo objetivo é percorrer a pé, um percurso pré- determinado pela organização, percorrendo estradas, trilhas em matas, atravessando riachos, etc, dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pela organização. Idealizado para qualquer tipo de pessoa, não é necessário preparo físico especial, basta gostar de caminhar e curtir a natureza. O tempo de prova pode variar entra 3 e 5 horas.

O evento, aberto ao público, acontece sempre aos domingos, exceto a etapa de Piranguinho (que será num sábado à noite), com largada e chegada nas praças centrais de cada cidade. Os organizadores (Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira, Observa Turismo, Ong Abutres da Mantiqueira (etapa de Piranguçu), Circuito Paulista de Trekking e Campeonato Brasileiro de Trekking) - esperam boa média de participantes (um mínimo 100) dispostos em aproximadamente 30 equipes em cada etapa.   

Como de praxe, haverá plantio de árvores em todas as etapas, arrecadação de alimentos (a serem doados a instituições de caridade em todas as etapas), além de atendimento de enfermagem, para competidores durante a prova, disputada por equipes formadas com 2 a 6 integrantes, que recebem uma planilha de navegação que define o trajeto a ser percorrido e contém ainda informações como distâncias, velocidades médias, tempos de paradas (neutros) etc.    

Cada equipe inicia a prova com zero ponto, e deve calcular e cumprir um tempo ideal em cada ponto do trajeto com base no horário de largada e na planilha de navegação.  Para medir o desempenho de cada equipe, cabe ao organizador posicionar os postos de controle (PCs) ao longo do trajeto regular da prova. Nos PCs as equipes acumulam pontos devido a atrasos, adiantamentos ou penalidades. Ao final da prova é declarada vencedora a equipe que acumular menos pontos.   

Histórico: Já foram plantadas mais de 900 árvores nativas, arrecadados aproximadamente 4 mil Kg de alimentos não perecíveis, doados a diversas instituições carentes nas cidades de Itajubá, Brazópolis, Cristina, Piranguinho, Piranguçu e Maria da Fé (Casa Padre Quinzinho, Casa Lar Tia Olguinha, Hospital São Caetano, Projeto Irmãos de Rua). Ao todo foram percorridos mais de 300 km de trilhas na região da Serra da Mantiqueira, com média cerca de 140 participantes, em cada edição totalizando mais de 3 mil pessoas.
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia