11 OUT 2022
AGROPECUÁRIA
PROGRAMA AGROFEPI-WB PRESTA ASSISTÊNCIAS A PRODUTORES DE MAIS TRÊS BAIRROS
Manejo reprodutivo, diagnóstico gestacional e ultrassonografia: parceria da SICAP com a FEPI voltada ao incremento na assistência ao produtor.
Programa firmado entre a prefeitura de Wenceslau Braz - através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária (SICAP) e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá/FEPI agora em 2022, o AgroFEPI/WB cumpriu mais uma agenda prevista de visitas aos produtores rurais wenceslauense, uma inciativa pioneira e que vem sendo muito bem recebida pelos produtores e população em geral.(fotos: Felipe Toledo) .

Sob a coordenação do superintendente de inspeção animal de WB, o médico veterinário Felipe Toledo, foram prestados serviços de consulta e ultrassonografia (equinos) na propriedade do sr. José Maurício no bairro da Roseta (29 set); e nos 5 e 6 de outubro (bovinos) na propriedade do sr. Paulo Cortez, no Quilombo (cirurgias (castração e descorna) a campo, e manejo reprodutivo, diagnóstico gestacional e ultrassonografia nos bovinos da propriedade do sr. Antônio Márcio de Salles, no bairro Salão.  Com o transporte a cargo da prefeitura, foram feitas mais de 20 visitas, em todos os bairros rurais da cidade no últimos 10 meses.

O programa tem proporcionado uma troca de informações importante para o produtor, pois a finalidade do programa é essa: melhoria genética, diminuição de intervalo entre partos através do diagnóstico gestacional, além de atendimento e assistência de procedimentos cirúrgicos a campo.

“E tudo, a um preço bem reduzido, pois o produtor paga só o medicamento e insumos, o que representa uma economia de R$ 1,5 mil em média por visita. Por conta do conhecimento e dos amigos que tenho na FEPI, apresentei a ideia e eles abraçaram a causa, e tem sido um sucesso”, analisa Felipe Toledo.

Nas palavras do Coordenador e Professor do Curso de Medicina Veterinária da FEPI - Prof. Aécio Silveira Raymundy, o projeto (AGRO FEPI/WB), tem possibilitado aos acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da FEPI, a formação profissional baseada na vivência prática. "Não somente colocando a mão na massa e praticando o que é abordado em sala de aula, mas o projeto também proporciona aos graduandos o relacionamento interpessoal com os produtores rurais, habilidade fundamental para os futuros profissionais. Para nós professores envolvidos, é uma grande satisfação ver o nosso trabalho e os nossos alunos contribuindo para melhora significativa da vida dos produtores rurais", complementa Raymundy.