Ir para o conteúdo

Prefeitura de Wenceslau Braz - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
20
20 JUN 2022
AGROPECUÁRIA
PARCERIA COM FEPI VIABILIZA ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA BOVINA EM WB
enviar para um amigo
receba notícias
PROCESSANDO ÁUDIO
Atendendo à demanda dos produtores de leite do município de Wenceslau Braz, a metodologia inovadora aplicada utiliza propriedades leiteiras de cunho familiar.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária,acaba de firmar parceria importante com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), através da qual foram realizadas visitas técnicas (diagnóstico gestacional e pequenas cirurgias) em sete propriedades rurais do município. Trata-se do projeto AgroFEPI/WB), cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, apoio para o melhoramento genético, alimentar, prevenção e tratamento de patologias.

Sob a coordenação do médico veterinário Felipe Toledo (superintendente de inspeção animal em WB), e atendendo à demanda dos produtores de leite do município, a metodologia inovadora aplicada utiliza propriedades leiteiras de cunho familiar como "sala de aula prática", com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos, e ao mesmo tempo, apresentar a propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os seus aspectos, técnico, econômico, social e ambiental.

No último dia 18/03 foi dado o início ao projeto, com agenda de visitas subsequentes nos dias 25/03, 01/04, 08/04, 29/04, 06/05, 13/05, 20/05, 27/05, 03/06, nas seguintes propriedades: Sítio LMS (Sra  Jozivania Magalhães Da Silva (Suze), Sítio do Cortez ( Sr. Paulo Cortez), Sítio Santana ( Sr. Helio Fortes), Sítio Esperança ( Sr. Marco Antônio Borges), Sítio Salão (Sr. Antonio Wilson de Oliveira). As visitas técnicas foram acompanhadas pelos professores médicos veterinários da FEPI - Dr. Michel Nogueira, e Dr. Samuel Simonato, pelos alunos de medicina veterinária e pelo superintendente de inspeção animal , o médico veterinário Dr. Felipe Toledo. 

Durante as visitas foram realizados os seguintes procedimentos: uultrassom (para diagnóstico gestacional e patologias reprodutivas), manejo alimentar das vacas de leite e bezerros (as), pequenos procedimentos cirúrgicos,  pesagem dos bezerros (as), teste de CMT (rápido, prático e de baixo custo para ser realizado durante a ordenha (ao pé da vaca) - ele dá uma visão rápida da situação das vacas em lactação no rebanho em relação à mastite subclínica), além do acompanhamento da ordenha e do pré e pós dipping (procedimentos e desinfecção e limpeza antes e pós ordenha).
 
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local:
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia