29 SET 2021
COMTUR REALIZA SEGUNDA REUNIÃO, ELEGE DIRETORIA  E DEBATE PLANOS DE AÇÃO
Durante encontro foi apresentado esboço de plano municipal de turismo e eleitos Presidente, Vice-presidente e Secretário Executivo.
O salão-refeitório da Prefeitura Municipal recebeu na tarde desta terça-feira (28 set) integrantes (e representantes da cidade) -  do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Wenceslau Braz para segunda reunião previamente agendada durante encontro inaugural do COMTUR no início deste mês de setembro. Na ocasião, ficou acertado que na reunião seguinte seriam eleitos o presidente, vie-presidente e secretário executivo do Conselho, e apresentado um esboço do plano municipal de turismo que o Executivo municipal tem a intenção de implementar, a partir da aprovação da entidade municipal constituída no início desta nova gestão.

Com as presenças da primeira-dama Ana Cláudia Bitencourt – representando o prefeito Edvaldo Bitencourt, e do gestor do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira (CTCM), Eduardo Lanza, os membros efetivos do COMTUR – Olavo Júnior (Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer), José Mauro Moreira (Chefe do depto. de Turismo), José Galdino Júnior (Chefe do depto. Cultura), Aline Rodrigues (Poder Público), Sargento Daniel (Polícia Militar de WB), Luiz Roberto Fortes e Augusto Costa (representantes dos bairros rurais), Andrea Simões (Poder Legislativo), Naim Costa (representante dos bairros centrais) – além dos convidados Elaine Aparecida, Tadeu Silva (Comércio) e Rosimery Pinto – elegeram a mesa diretora do COMTUR, agora formada por: Augusto Costa (Presidente), Luiz Roberto Fortes (Vice-presidente) e José Mauro Moreira (secretário executivo).

Durante o encontro, o secretário eleito leu a ata a primeira reunião, o esboço do plano de turismo, e passou a palavra ao gestor do CTCM que iniciou debate sobre o regimento interno da entidade municipal, durante o qual, de acordo com o mesmo, ficou decidida a criação do cargo de secretário financeiro, sugestão do Sargento Daniel, para o qual foi eleito Naim Costa.

A indústria do turismo é a que mais gera empregos diretos e indiretos no mundo e tem sido uma saída valiosa para a crise econômica imposta pela crise da pandemia nas cidades de pequeno e médio porte com potenciais turísticos naturais.  Nesse sentido, a nova administração de Wenceslau Braz está tomando as decisões políticas necessárias para a retomada definitiva das atividades turísticas em Wenceslau Braz, como a identificação e mapeamento de potenciais pontos turísticos, trilhas ecológicas, agenda de eventos gastronômicos e típicos, estímulo ao artesanato local e a construção de decks paisagísticos, entre outras iniciativas.

Para as discussões futuras e melhor interação entre os membros, será criado um grupo de WhatsApp do COMTUR, que tem previsão de nova reunião para o final do mês de novembro de 2021.