16 NOV 2021
ATUALIDADES
REPRESENTANTES DO IBGE FAZEM APRESENTAÇÃO EM WB SOBRE CENSO 2022
Recenseamento, adiado em 2020 por causa da pandemia, acontece entre junho e agosto do ano que vem e vai chegar a 5.570 municípios e 71 milhões de domicílios.
Quantos somos, como somos e como vivemos? Para responder as perguntas que vão revelar a cara do Brasil em 2022, vem aí o Censo 2022, que acontece entre junho e agosto do ano que vem e vai chegar a 5.570 municípios e 71 milhões de domicílios. Para fazer o trabalho de recenseamento ao longo dos 8 mil km² do território nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  vai contratar 250 mil pessoas entre Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS) e recenseadores, através de processo seletivo com aplicação de provas.

Nesta primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (RECAP), os representantes do IBGE Leandro e Fernando demonstraram detalhes geográficos e operacionais de como vai ser a aplicação do Censo 2022, e a importância da participação do poder público municipal na divulgação e orientação da população. Participaram da Reunião as secretárias Rosana (Administração) e Edna (Educação), Augusto (SIPAC), Mauro (Chefia deTurismo e Comunicação), o extensionista da Emater, Dener, e o representante da Polícia Militar, Soldado Gregory.

Durante a apresentação em Datashow, os representantes do IBGE projetaram diversas informações sobre o censo, destacaram que o processo terá completo sigilo de dados dos recenseados e tabulação de conjunto de indivíduos, além de imagens precisas de Wenceslau Braz e seus dois distritos urbano e rural. A cidade terá um número de três recenseadores, escolhidos por processo seletivo com inscrições agora em dezembro de 2021, provas em janeiro, e resultado e contratação em março de 2022.

Através do site https://censo2022.ibge.gov.br/ há mais informações sobre o censo, que custará cerca de R$ 2,3 bilhões de reais aos cofres públicos. O último foi feito em 2010.