18 NOV 2021
SIMPÓSIO EM WB DEBATE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO DIA 9/12
Evento tem o intuito de fomentar um diálogo para a criação de políticas públicas voltadas à conscientização em relação ao TEA.
As secretarias de Educação, e Saúde e Assistência Social de Wenceslau Braz promovem no próximo dia 9 de dezembro, às 8h30, na Escola Municipal João Bárbara da Silva o 1º Simpósio – Conversando sobre o Transtorno do Espectro Autista, Inclusão e Equidade. O evento - neste primeiro momento, direcionado aos servidores públicos municipais e do Estado (e depois, a ser oferecido à população interessada) – tem o intuito de fomentar um diálogo para a criação de políticas públicas voltadas à conscientização em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sugerido pela Assistente Social da Educação de Wenceslau Braz, Márcia Lima, o evento terá a mediação do Técnico em Enfermagem e Diretor de Cultura e Turismo de WB, Celiandro Silvério, e os seguintes convidados: as secretárias Edna Beatriz (Educação) e Daniele Dayane (Saúde e Assistência Social), o médico Dr. Renan Chaparro (Estratégia Saúde da Família), a professora Ana Paula Amaro (Psicopedagoga), Carol Freire (Associação Agai), Paula Cortez (mãe do Murilo) e Aracy Lima (mãe do Ryan).

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention) - órgão ligado ao governo dos Estados Unidos - em 2020 a prevalência era de 1 caso a cada 54 pessoas.

O dia 2 de abril é a data instituída pela ONU (em 2008), como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

link útil: http://blog.saude.mg.gov.br/tag/autismo/