20 JUN 2022
AGROPECUÁRIA
PARCERIA COM FEPI VIABILIZA ASSISTÊNCIA VETERINÁRIA BOVINA EM WB
Atendendo à demanda dos produtores de leite do município de Wenceslau Braz, a metodologia inovadora aplicada utiliza propriedades leiteiras de cunho familiar.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pecuária,acaba de firmar parceria importante com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), através da qual foram realizadas visitas técnicas (diagnóstico gestacional e pequenas cirurgias) em sete propriedades rurais do município. Trata-se do projeto AgroFEPI/WB), cujo objetivo é o de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, apoio para o melhoramento genético, alimentar, prevenção e tratamento de patologias.

Sob a coordenação do médico veterinário Felipe Toledo (superintendente de inspeção animal em WB), e atendendo à demanda dos produtores de leite do município, a metodologia inovadora aplicada utiliza propriedades leiteiras de cunho familiar como "sala de aula prática", com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos, e ao mesmo tempo, apresentar a propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os seus aspectos, técnico, econômico, social e ambiental.

No último dia 18/03 foi dado o início ao projeto, com agenda de visitas subsequentes nos dias 25/03, 01/04, 08/04, 29/04, 06/05, 13/05, 20/05, 27/05, 03/06, nas seguintes propriedades: Sítio LMS (Sra  Jozivania Magalhães Da Silva (Suze), Sítio do Cortez ( Sr. Paulo Cortez), Sítio Santana ( Sr. Helio Fortes), Sítio Esperança ( Sr. Marco Antônio Borges), Sítio Salão (Sr. Antonio Wilson de Oliveira). As visitas técnicas foram acompanhadas pelos professores médicos veterinários da FEPI - Dr. Michel Nogueira, e Dr. Samuel Simonato, pelos alunos de medicina veterinária e pelo superintendente de inspeção animal , o médico veterinário Dr. Felipe Toledo.

Durante as visitas foram realizados os seguintes procedimentos: uultrassom (para diagnóstico gestacional e patologias reprodutivas), manejo alimentar das vacas de leite e bezerros (as), pequenos procedimentos cirúrgicos,  pesagem dos bezerros (as), teste de CMT (rápido, prático e de baixo custo para ser realizado durante a ordenha (ao pé da vaca) - ele dá uma visão rápida da situação das vacas em lactação no rebanho em relação à mastite subclínica), além do acompanhamento da ordenha e do pré e pós dipping (procedimentos e desinfecção e limpeza antes e pós ordenha).