01 JUL 2022
ATUALIDADES
TORNEIO LEITERO 2022: ATRAÇÕES INÉDITAS PROMETEM ENCANTAR VISITANTES
A 37ª edição do tradicional evento wenceslauense vem com novidades atraentes, como dança de catireiros e mini-fazendinha.
Entre os assuntos mais comentados pelas ruas de Wenceslau Braz tem sido a próxima edição do Torneio Leiteiro. A última foi em 2019, antes da pandemia. Passados esses três anos, uma eleição e o início de uma nova gestão municipal, a cidade terá certamente uma edição histórica do evento, cuja variedade de atrações promete agradar em cheio aos wenceslauenses e visitantes vindo de outras cidades.

Por anos a fio sendo realizada na rua principal da cidade, a edição 2022 ocupará área ampla e muito mais apropriada para um evento deste porte. Recém adquirido pela prefeitura, espaço de 2 hectares localizado na entrada da cidade (bairro Quincas) - onde será projetado o Parque Municipal -, passará a ser o  local oficial de grandes eventos culturais e típicos, e esta edição do Torneio Leiteiro (dias 31 de julho e de 3 a 6 de agosto) inaugurará essa nova fase. Além de shows sertanejos gratuitos e muita música bacana, e a eleição de rainha e princesas do Torneio, o evento vem com novidades interessantes.

Um desfile de cavaleiros abre a agenda do evento em grande estilo, com atração cultural de raiz inédita: grupo de catireiros da cidade de Rio Manso traz neste primeiro dia de festa a riqueza do folclore nacional. A catira é um ritmo musical e estilo de dança com maior recorrência na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, caracterizada pela batida das mãos e dos pés. É um dos estilos mais famosos do folclore brasileiro, com origens de culturas como portuguesa, europeias, africana, indígena e espanhola.

Outra atração interessante do Torneio será a instalação de uma mini-fazenda com mini-animais (pôneis,vacas, cabras, coelhos, porcos, entre outros) que irá maravilhar a criançada. Os animais de pequeno porte nas fazendas são obtidos por meio do cruzamento de bichos cada vez menores até ir chegando a crias bem pequenas. Por serem de tamanho reduzido, são de fácil manejo, pois consomem menos ração (o consumo de ração é quase 70% menor do que o de um animal de tamanho normal), e ocupam menos espaço, podendo ser criados em pequenas propriedades rurais, como chácaras e sítios.