Em sintonia com data nacional de prevenção da doença, equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) de WB promoveu o evento.
Atividades de orientação e verificação de glicemia capilar e de pressão arterial, com o objetivo de promover o bem estar físico, mental e social das pessoas com diabetes: na esteira da data nacional de prevenção da doença (26 de junho), a Prefeitura Municipal de Wenceslau Braz, através da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) promoveu na sexta-feira (01 de Julho) uma providencial ação preventiva.
Dados da Federação Internacional de Diabetes revela que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população, o que coloca o nosso país 5º lugar em incidência de diabetes no mundo, atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões, segundo dados contidos no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), na sigla em inglês.
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. Existem quatro tipos principais: a tipo 1, a tipo 2, a gestacional e a pré-diabetes.
O diabetes tipo 1 costuma desenvolver‑se subitamente e pode apresentar sintomas como: Sede anormal e boca seca; vontade de urinar frequentemente, e na cama; perda de energia e fadiga extrema; fome constante; perda de peso repentina; visão desfocada. A tipo 2: infecções frequentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés; furúnculos.
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local: