14 JAN 2022
COVID-19: WB REGISTRA MAIS DE 40 NOVOS CASOS POSITIVOS EM SEIS DIAS
No maior surto da doença desde o início da pandemia, cidade já ultrapassou a marca de 300 casos positivados em dois anos.
O aumento de casos positivos de covid-19 em todo o país acendeu a luz amarela junto às autoridades de Saúde. Em Wenceslau Braz, que até o final do ano passado o número de novos casos havia se estabilizado, registrou um surto de contágios acima do normal naquele que pode ser considerado o pior momento desde o início da pandemia.

Num intervalo de apenas seis dias – entre os dias 7 e 13 de janeiro, um total de 46 novos casos positivos foram confirmados, passando de 260 para 306 casos. O número de pacientes em tratamento no dia 7 era de 24, subindo para 57 no dia 13.

Numa cronologia crescente, o boletim postado pela UBS no dia 10 registrara 275 novos casos no total, com 35 pessoas em tratamento e sete casos suspeitos. No dia seguinte, novo boletim, e a marca de 280 casos, com 40 em tratamento e 13 casos suspeitos. No dia 12, mais 13 casos, subindo para 293, com 52 em tratamento e 11 suspeitos. E por último, no boletim desta quinta-feira 13 de janeiro, novo acréscimo, com o município atingindo a marca de 306 casos no total, com 57 em tratamento e 11 suspeitos.

Segundo a secretária de Saúde, Daniele Dayane, o motivo deste aumento de casos pode estar relacionado com o fluxo de visitantes de outras cidades durante as festas de fim de ano, viagens de moradores locais a cidades com aglomeração (praias, por exemplo), bem como o fato de que a variante Õmicron, de contágio mais acentuado, possa ser o caso dos novos casos em WB. Essa, inclusive, foi a conclusão a que chegaram os membros do Comitê-Covid-19 na cidade, formado por três enfermeiras, um médico, um agende de Saúde e a secretária de Saúde.

Ainda segundo a Secretária, os testes que estão sendo feitos aqui na cidade são os de resultado rápido, os quais não permitem saber a variante em foco, exame que só é feito em BH (RT-PCR). A totalidade dos pacientes examinados em WB apresentavam tosse seca, a garganta 'arranhando' e dores pelo corpo.

Para incrementar o volume de informações, uma postagem da UBS informa sobre as características dos sintomas da gripe influenza e da covid-19.