Secretaria de Saúde já programa um terceiro mutirão de coleta de sangue e projeta diminuição no tempo de espera para exames.
A população colaborou e compareceu em massa aos dois mutirões de coleta de sangue realizados no final de maio e agora em junho, idealizados para mapeamento de diagnósticos de diabetes e hiper tensão arterial. Os resultados obtidos após análise do material coletado servirão para agilizar no processo de consultas futuras, diminuindo significativamente o tempo de espera.
Segundo o secretário de Saúde de Wenceslau Braz, Celiandro Silvério, a boa resposta da população aos mutirões trará grandes benefícios no atendimento num plano geral, pois”estas duas doenças são a porta de entrada para outras complicações de saúde, e o nosso objetivo é identificar cada vez mais as doenças derivadas de hipertensão e diabetes, e assim, poder atuar na promoção e prevenção de saúde”.
A identificação, através dos exames de sangue, de doenças graves de média e grande complexidade como renais com necessidade de diálises e vasculares de ordem cardiológica , pode ser feita a partir de alterações no hemograma, o que tende a contribuir para diminuir, e até zerar a fila de espera para exames mais específicos. O próximo mutirão está agendado para o dia 24 de junho.
Fonte:
Autor: José Mauro Moreira
Local: